EUA: TRUMP ESCOLHE MILIONÁRIO DA FLÓRIDA PARA EMBAIXADOR EM PORTUGAL
• Por HENRIQUE MANO | News Editor
O Presidente-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou terça-feira, véspera de Natal, a nomeação do novo embaixador americano em Lisboa. John Arrigo, de origem italiana, tem 64 anos de idade, reside em Júpiter, nos arredores do condado de Palm Beach, Flórida, e deverá suceder à actual detentora do cargo, Randi Charno Levine (indicada pelo Presidente Joe Biden).
Donald Trump anunciou a nomeação ontem, véspera de Natal, nas redes sociais
“É uma grande honra anunciar que John Arrigo servirá como o próximo Embaixador dos Estados Unidos em Portugal”, diz a publicação de Trump numa rede social. “John é um empreendedor de muito sucesso na indústria automóvel e campeão de golfe. Por mais de trinta anos, tem sido um líder em negócios em West Palm Beach, onde é respeitado por todos. Conheço o John há muito tempo. Fará um trabalho incrível para o nosso país e colocará sempre a América em PRIMEIRO lugar”.
O embaixador nomeado, à direita, John Arrigo, e o irmão Jim, em frente a uma das suas concessionárias de carros na Flórida
Arrigo fez fortuna no segmento da venda de automóveis e é hoje vice-presidente de um gigante no sector, a Arrigo Automotive Group, Inc., que, curiosamente, está localizada na mesma artéria de West Palm Beach (a Okeechobee Boulevard) onde tem sede a única associação portuguesa local, a PACS (Portuguese-American Cultural Society do condado de Palm B each).
Sobre John Arrigo, e segundo a sua conta no LinkedIn, sabe-se que formou-se pela Atlantic University (que frequentou de 1982 a 1985) e que detém um “conjunto de habilidades robustas” que vão de “pós-venda de automóveis, satisfação do cliente e atendimento”.
A nomeação de John Arrigo irá ao Comité de Relações Exteriores do Senado para o mês, onde aguardará o respectivo aval
Os Arrigo movimentam-se com à-vontade no universo Trump e, segundo a imprensa norte-americana, tanto o pai do embaixador nomeado, Joe (já falecido), como os filhos Jim e o próprio John e respectivas mulheres são membros de longa data tanto de Mar-a-Lago, como do Trump International Golf Club, em West Palm Beach.
O negócio de família dos Arrigo, hoje com cerca de 600 empregados e a lucrar largos milhões de dólares anualmente, está virado para a venda de automóveis novos e usados – de marcas como Chrysler, Dodge, Jeep e Ram.
O diário “Palm Beach Post” dá conta de que John Arrigo não apenas joga golfe com Donald Trump com frequência, como é presença assídua em eventos de gala em Mar-a-Lago – passagens de ano, almoços de Páscoa e angariações de fundos.
O empresário John Arrigo (terceiro da direita) num evento da Câmara de Comercio de Porto Rico no sul da Flórida
O próprio casamento do futuro embaixador com Megan Noderer, decorreu em Mar-a-Lago com a presença do 45.º Presidente americano, há cerca de 4 anos.
O embaixador nomeado é filho de Joseph Santo Arrigo, que nasceu em Chicago, IL, e de Elizabeth Krach Arrigo; a família mudou-se para a Flórida em 1989 e foi sob a batuta do patriarca que os Arrigo converteram o negócio de família numa das maiores concessionárias Dodge, em volume de vendas, nos Estados Unidos, em 2001. Em 2003, compraram as marcas Chrysler Jeep, e hoje a Arrigo Dodge Chrysler Jeep é a maior vendedora de Chrysler Jeep e Dodge nos Estados Unidos, com recordes nacionais de vendas, além de maior cliente financeiro da Chrysler do país.
John Arrigo tem ainda, para além do já citado irmão Jim, uma irmã, Virginia Arrigo Landrum.
A sua nomeação irá ao Comité de Relações Exteriores do Senado para o mês, onde aguardará o respectivo aval.