NEW JERSEY | Tina Maria Foundation vai fazer 1.ª gala anual e entregar bolsa de estudos
• Por HENRIQUE MANO | News Editor
A Fundação Tia Maria, de Elizabeth, NJ, virada para o ensino e criada pelo luso-descendente Gavin N. Szilvasi, leva a efeito dia 28 de Fevereiro (a uma sexta-feira) a sua primeira Gala de angariação de fundos – a decorrer a partir das 6:30 da tarde no espaço “The Westwood”, no número 438 da North Avenue, em Garwood, NJ.
Segundo adiantou ao jornal LUSO-AMERICANO Gavin N. Szilvasi, durante a noite, será também atribuída a primeira bolsa de estudos da Fundação Tia Maria, que tem como mentora a emigrante açoriana Maria M. Luís, bisavó de Szilvasi, cuja trajectória de vida serve de inspiração para a entidade sem fins lucrativos.
![](https://lusoamericano.com/wp-content/uploads/2025/02/fundador.jpg)
O luso-descendente Gavin N. Szilvasi, director-executivo da Tia Maria Foundation
“Através destas bolsas, queremos garantir a formação académica superior da próxima geração de líderes que vão comandar este país e o mundo”, afirma Gavin N. Szilvasi, Presidente da Fundação Tia Maria.
Está prevista a presença, na gala do dia 28, do vereador Michael Silva, da cidade de Nova Iorque, e das três comissárias luso-americanas do Comité Escolar de Elizabeth – Maria Carvalho, Stephanie Pestana e Diane Barbosa.
Gavin N. Szilvasi está no primeiro ano da Villanova Universitym na Pensilvânia, onde segue Ciências Políticas.
A emigrante portuguesa Maria M. Luís, que dá nome à Fundação, nasceu em 1918 na ilha Terceira, Açores (Portugal), numa família de 9 filhos. Após a morte de sua mãe durante um parto, Marai Luís assumiu o papel de cuidadora dos 8 irmãos mais novos, suportando uma enorme responsabilidade sobre os ombros para uma adolescente.
Em 1970, emigrou para os Estados Undos, à procura de uma vida melhor para si e os seus. Da sua família fazem parte as filhas Teresa e Fátima, o cunhado José, a neta Harriette e o bisneto.
A Fundação Tia Maria atribuirá bolsas de estudo a alunos de liceus da área de Elizabeth que queiram seguir estudos superiores.
“Apesar de enfrentar inúmeras dificuldades, o espírito e a dedicação de Maria à família servem de guia para as gerações vindouras através da Fundação Tia Maria”, diz, a finalizar, o bisneto Gavin.
Para mais informações, vá a: https://www.tiamariafoundation.org .