EXCLUSIVO: MONUMENTO A LUÍS DE CAMÕES NA CIDADE DE ELIZABETH, NJ É INAUGURADO DIA 30 DE MAIO
• Por HENRIQUE MANO | Elizabeth, NJ
O primeiro monumento ao ar livre em espaço municipal nos Estados Unidos da América dedicado ao poeta português Luís Vaz de Camões, está erigido e tem inauguração dia 30 do próximo mês de Maio – soube o jornal LUSO-AMERICANO em primeira mão.
A ocasião, que se espera à altura da grandeza histórica da figura no topo do pedestal de 4 metros, terá lugar durante as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas da cidade de Elizabeth – à margem cerimónia do içar da bandeira na câmara municipal daquela urbe.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O monumento tem quatro metros de altura e está localizado em frente ao edifício da Câmara Municipal

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O monumento tem quatro metros de altura e está localizado em frente ao edifício da Câmara Municipal

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O monumento tem quatro metros de altura e está localizado em frente ao edifício da Câmara Municipal

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O monumento tem quatro metros de altura e está localizado em frente ao edifício da Câmara Municipal
“Trata-se de mais uma magnífica demonstração da capacidade da nossa dinâmica comunidade de Elizabeth para fazer nascer coisas importantes para Portugal”, afirma o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, em declarações exclusivas ao jornal LUSO-AMERICANO.
O projecto está avaliado em 100 mil dólares, fundo que tem estado a ser angariado e que serviu não apenas para a construção do mesmo, como para a sua manutenção futura.
“Estamos a aceitar donativos não apenas de moradores de Elizabeth ou do condado de Union, como de qualquer parte do estado e do país”, nota o comissário do condado Sérgio Granados, falando ao nosso jornal no início da campanha de angariação de fundos.

“Trata-se de mais uma magnífica demonstração da capacidade da nossa dinâmica comunidade de Elizabeth para fazer nascer coisas importantes para Portugal”, afirma o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, em declarações exclusivas ao jornal LUSO-AMERICANO
O terreno onde o monumento está erigido – na Winfield Scott Plaza, em frente ao edifício da Câmara Municipal, foi cedido à comunidade portuguesa de Elizabeth pelo ‘mayor’ J. Christian Bollwage, com aprovação do conselho municipal.
“A ideia é permitir que a presença portuguesa, já muito antiga nesta cidade, seja celebrada de forma permanente”, sublinha o vereador-geral Manny Grova, Jr. “Afinal, o contributo da nossa comunidade para o desenvolvimento e a prosperidade de Elizabeth não fica atrás de nenhum outro grupo étnico que também já está aqui representado”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Manny da Silva, Diane Barbosa, Carlos Carvalho, Maria Carvalho, António Fernandes, Manny Grova, Jr. e Sérgio Granados em frente ao espaço do monumento no início do projecto

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O espaço do monumento no início do projecto
De acordo com Carlos Carvalho, superintendente de obras públicas da cidade de Elizabeth e coordenador do projecto, o monumento ocupa uma área de 3,6 metros quadrados, com uma base pavimentada em cimento revestida de pequenos tijolos onde estão inscrições pagas como forma de angariar fundos para o projecto.
No alto de um pedestal de cerca de 4 metros, revestido a mármore, está colocado um busto em bronze do poeta Luís de Camões, a quem se deve a data nacional de Portugal. “Trata-se de uma figura de consenso, que nos representa positivamente a todos”, ressalva Sérgio Granados.
Ainda no pedestal, poder ler “Luís Vaz de Camões – 1524-1580” e ainda a inscrição: “in honor of the great Portuguese nacional poet; dedicated to all Portuguese immigrants who ventured forth to this great land and made a lasting positive impact upon America”.
O pedestal leva ainda as insígnias do PISC (Portuguese Instructive Social Club), do Comité do Dia de Portugal e da Igreja Nossa Senhora de Fátima.
O monumento a ser inaugurado em finais de Maio está na zona do chamado “Freedom Trail”, junto a outros monumentos dedicados a grupos étnicos.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O monumento está localizado num espaço verde em frente ao edifício da câmara municipal
A responsabilidade arquitectónica do monumento é do arquitecto Luís Frech e da firma ‘Zen Architecture’; a obra foi construída por António Fernandes, Hélder da Silva e Tony Oliveira e a sua coordenação geral esteve a cargo de Carlos Carvalho e Manny da Silva.
“As direcções das associações vão e vêm, nós também, mas este monumento vai ficar aqui para sempre”, lembra a comissária escolar Maria Carvalho. “Daqui a um século, mesmo que já não existam portugueses em Elizabeth, este monumento estará aqui para dizer que passámos por cá”.
A coordenação de esforços esteve entregue à organização sem fins lucrativos Moving NJ Forward.
Para o empresário António Fernandes, da Mealhada, proprietário da BDS Builders, de Linden, que ajudou a construir as fundições do monumento, “é um orgulho para mim e penso que para qualquer português que vive na cidade de Elizabeth ou arredores, saber que está aqui um monumento que é nosso, que pertence a Portugal”.
O estado de New Jersey tem cerca de 80 mil portugueses, dos quais 20 mil estão concentrados no condado de Union; acredita-se que Elizabeth contará com perto de 13 mil portugueses.
Para mais informações, ligue para o número de telefone (724) 769-0398 ou envie email para: [email protected]