PANATHINAIKOS: Grego Ioannidis assina pelo Sporting até 2030
O avançado internacional grego Fotis Ioannidis assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, que pagou 22 Milhões de Euros (ME) ao Panathinaikos pela transferência, anunciou segunda-feira o clube bicampeão português de futebol.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sporting SAD refere ter chegado a acordo com o clube grego relativamente “à aquisição, a título definitivo, dos direitos desportivos e 100% dos direitos económicos do jogador Fotis Ioannidis pelo montante total fixo de 22 ME, ao qual poderá acrescer um montante total condicional de três milhões, mediante a verificação de determinados objectivos relacionados com a performance desportiva do jogador e da e da Sporting SAD”.
De acordo com o Sporting, o contrato com o avançado grego “é válido por cinco épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 20-30, prevendo uma cláusula de rescisão no 100 ME”.
Os ‘leões’ referem ainda que o Panathinaikos garantiu o “direito a receber o montante correspondente a 25 % da mais-valia de uma futura transferência do jogador”.
Ioannidis, de 25 anos, cumpriu cinco temporadas no Panathinaikos – actualmente treinado pelo português Rui Vitória e que conta no plantel com o médio luso Renato Sanches -, depois de ter chegado ao emblema de Atenas em 2020, então proveniente do Levadiakos.
No Panathinaikos, participou em 189 jogos e marcou 51 golos, tendo tido em 2023/24 a época mais produtiva a nível individual, com 23 golos em 44 partidas, que, de resto, despertou o interesse do Sporting há um ano.
Internacional pela Grécia em 17 ocasiões, nas quais marcou seis golos, Ioannidis vai reencontrar no Sporting o compatriota Georgios Vagiannidis, com quem jogou no Panathinaikos nas últimas quatro épocas e que também trocou Atenas pelo clube ‘leonino’ neste verão.
O ponta de lança grego é o sétimo reforço assegurado pelos bicampeões nacionais para 2025/26, juntando-se a João Virgínia, Ricardo Mangas, Giorgi Kochorashvili, Alisson Santos, Luis Suárez e o já referido lateral helénico.

