EXCLUSIVO | Jornalista luso-americana relata experiência aterrorizante no jantar de Correspondentes da Casa Branca
• Por HENRIQUE MANO | News Editor
A jornalista luso-americana Diane Reis Macedo, de 44 anos, da rede de televisão ABC de Nova Iorque, esteve presente no mediático jantar anual de correspondentes da Casa Branca que decorreu no sábado, 25 de abril, em Washington, DC e relatou nas redes sociais os momentos de tensão vividos durante o evento.
O incidente ocorreu junto à área principal de controlo de segurança do hotel onde decorria o White House Correspondents’ Dinner, realizado no Washington Hilton, na capital norte-americana. Segundo informações divulgadas, foram ouvidos disparos nas proximidades da entrada do evento, o que levou os agentes do Serviço Secreto a retirarem imediatamente várias figuras de topo da administração.

A jornalista Diane Reis Macedo, da rede ABC New York, na “red carpet” do Jantar de Correspondentes da Casa Branca – antes do incidente
Entre os evacuados, estavam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a primeira-dama Melania Trump, o vice-presidente JD Vance e vários membros do gabinete presidencial. Este foi o primeiro jantar de correspondentes da Casa Branca a que Donald Trump compareceu enquanto presidente em funções.
Através das redes sociais, Diane Macedo descreveu o ambiente de medo que rapidamente se instalou no salão onde se encontravam centenas de convidados, entre jornalistas e figuras políticas.

Uma das publicações nas redes sociais de Macedo de dentro do local
“De repente, ouvimos ‘baixem-se! baixem-se!’. Agentes correm em direção ao presidente com as armas apontadas. Pessoas começam a rastejar para debaixo das mesas ou a esconder-se atrás das cadeiras. Os agentes correm para diferentes zonas da sala. Depois começamos a ouvir que havia um atirador no átrio”, relatou a jornalista.
Macedo contou ainda que o seu primeiro pensamento foi para a família, que também se encontrava no hotel. “Tudo o que consigo pensar é que o meu marido e os meus filhos também estão no hotel. Finalmente, consigo contactá-los e confirmar que estão bem, e depois apressamo-nos a sair dali e a ir para o escritório da ABC em Washington o mais rápido possível”, escreveu.

Com colegas e superiores, durante o jantar
O incidente provocou grande alarme entre os presentes, embora as autoridades tenham rapidamente reforçado a segurança no local.
O White House Correspondents’ Dinner, tradicional encontro anual entre jornalistas e responsáveis políticos em Washington, reúne habitualmente centenas de profissionais da comunicação social e figuras da vida pública norte-americana, sendo considerado um dos eventos mediáticos mais importantes do calendário político dos Estados Unidos.

Com os pais, Carolina e John Macedo, e o marido (este última estava no hotel onde o evento teve lugar)
Diane Macedo nasceu a 28 de fevereiro de 1982, em Mineola, NY, filha dos emigrantes portugueses John e Carolina Macedo, oriundos de Alheira-Barcelos, da região do Minho, e cresceu numa família ligada à cultura lusa e fala fluentemente português (e é prima direita do senador estadual de Nova Iorque Jack Martins).
Formou-se em Ciências da Comunicação e Ciência Política no Boston College e iniciou a carreira no jornalismo na rádio da Fox News, onde começou como produtora convidada antes de se tornar editora e repórter para o site da estação. Mais tarde trabalhou também como apresentadora e jornalista na Fox Business Network.
Posteriormente, integrou a WCBS-TV, em Nova Iorque, como apresentadora das notícias da manhã ao fim de semana. Em 2016 passou para a ABC News, onde se destacou como âncora de programas como America This Morning e World News Now, além de participar regularmente em espaços informativos da cadeia.
Atualmente, é uma das principais apresentadoras do serviço digital da ABC, conduzindo o noticiário ABC News Live First e participando na cobertura de grandes acontecimentos nacionais e internacionais. É também autora do livro sobre sono The Sleep Fix.

