NEWARK | Mais de 300 pessoas enchem SCP durante Angariação de Fundos para o Centro Cultural Recreativo de Poutena
Numa demonstração de solidariedade e união da comunidade luso-americana, mais de 300 pessoas encheram, na tarde do passado domingo (17), o salão nobre do Sport Club Português, num evento solidário destinado à angariação de fundos para o Centro Cultural e Recreativo de Poutena, aldeia situada no concelho de Anadia, distrito de Aveiro, em Portugal.
Conhecida pela forte ligação às tradições locais, Poutena conquistou também notoriedade no panorama nacional do automobilismo e motociclismo, acolhendo importantes provas de Supercross e Motocross ao longo dos anos.
Prestes a celebrar cinco décadas de existência, o Centro Cultural e Recreativo de Poutena desempenha actualmente um papel fundamental no apoio social da região. O presidente da instituição, Tiago Patrão, destacou com orgulho o trabalho desenvolvido pela organização, que conta actualmente com cerca de 70 colaboradores.
A instituição acolhe 40 idosos em regime interno e presta ainda apoio diário a outras 54 pessoas, que permanecem no centro durante o dia, recebendo alimentação, cuidados de saúde e acompanhamento especializado, regressando às suas casas ao final da tarde. Além disso, cerca de 50 utentes recebem apoio domiciliário, incluindo higiene pessoal, administração de medicação, refeições e serviços de limpeza e assistência em casa.
O centro desenvolve igualmente actividades dirigidas às camadas mais jovens da população, apoiando cerca de 60 crianças através de creche, acompanhamento pós-escolar e aulas de futebol. Outras 45 jovens frequentam aulas de dança promovidas pela instituição. No total, são servidas diariamente cerca de 500 refeições destinadas a idosos, crianças e adolescentes envolvidos nas diversas actividades.
Para além da vertente social, o Centro Cultural e Recreativo de Poutena mantém também uma forte ligação ao desporto motorizado, organizando provas de motocross.
A iniciativa solidária realizada em New Jersey teve como principal objectivo a angariação de verbas para a instalação de um elevador de acesso à ala de atendimento da instituição. Segundo Tiago Patrão, muitos dos idosos enfrentam grandes dificuldades na utilização das escadas, situação que exige um esforço físico considerável por parte dos funcionários para garantir o acesso dos utentes à Sala Professora Mara Eugénia Neto, onde recebem acompanhamento e cuidados especializados.
O projeto prevê a instalação de um elevador exterior, concebido de forma a não comprometer a estrutura arquitectónica do edifício, bem como a realização de melhorias significativas em várias áreas de atendimento.
A comunidade portuguesa radicada em New Jersey respondeu de forma expressiva ao apelo solidário. Entre os apoiantes estiveram empresários da construção civil, comércio, restauração, padarias e su-permercados, incluindo o construtor Phil Neto, entre muitos outros benfeitores, mesmo sem ligação directa à região de Poutena.
Durante o evento realizaram-se diversos leilões com prémios de elevado valor, além de rifas com inúmeras ofertas, contribuindo para o sucesso da iniciativa.
No final, Tiago Patrão fez questão de agradecer o apoio de todos os “Amigos de Poutena”, destacando particularmente Laurentino Branco, Jorge Moreira, Liliana Silva, Paula Branco, Rosângela Moreira, Daniel Silva, Ricardo Rodrigues, Isabela Rosa, Suraya Cabral, Irene Peso e Margareth. O dirigente agradeceu ainda à direcção do Sport Club Português pela cedência gratuita do salão para a realização do evento.
“É muito gratificante verificar que a comunidade luso-americana não esquece as suas origens. Este não foi o primeiro evento organizado em apoio à nossa instituição, e sempre sentimos uma enorme solidariedade e apoio da comunidade”, sublinhou Tiago Patrão.

