Homenagem simples e emotiva lembrou veteranos luso-americanos
Os militares luso-americanos que defenderam os Estados unidos foram homenageados no Parque Peter Francisco, também ele um militar Luso-americano na passada quarta-feira, dia em que nos Estados Unidos se celebra o dia dos veteranos.
A iniciativa partiu da LAV – Luso American Veterans, responsável pelo projecto de construção do monumento no parque Peter Francisco onde foi depositada uma coroa de flores.
Pedro Belo da organização referiu, ‘queríamos organizar um evento maior, mas pela pandemia isso não foi possível , por isso resolvemos organizar esta pequena cerimónia e assim prestar a nossa homenagem a esses luso-americanos num dia que também é deles”.
Jorge Ventura, outro dos membros da organização referiu, “como podem ver este monumento ainda não está concluído, mas temos que agradecer ao IBID que continua a trabalhar para manter a área limpa e assim mesmo encerrado, possamos prestar a nossa homenagem a estes heróis”.
O monumento como referido ainda não está concluído e a organização espera pelas anunciadas obras de revitalização do parque para que o monumento possa ser acabado e a cerca também ser retirada pois como referiu Pedro Belo, “queremos que este monumento seja um monumento vivo, onde as pessoas possam homenagear e lembrar estes heróis, alguns deles membros desta comunidade, esperamos que brevemente isso seja uma realidade, para que este monumento possa assim representar ainda mais”.
Em Newark, numa cerimónia simples mas plena de significado foram homenageados muitos desses heróis sem nome que defenderam esta grande nação, muitos deles divididos entre dois grandes países.