ELIZABETH, NJ | 476 novos casos de Covid-19 no fim-de-semana preocupam líderes e responsáveis da cidade de Elizabeth
O número de casos relacionados com Covid-19 continua a aumentar na cidade de Elizabeth.
Durante o final de semana foram contabilizados mais 476 novos casos de coronavírus. Com estes números, na cidade de Elizabeth, existem agora 1256 casos activos e cerca de 8,692 casos foram já encerrados.
Durante o final de semana foram contabilizadas 5 mortes na cidade. O total de mortes é agora de 433. Esse número é deveras preocupante, pois em todo o estado de New Jersey, o número de mortes durante o final de semana foi de 58, o que quer dizer que praticamente 9% das mortes registadas no estado (exactamente 8.66%) foram na cidade de Elizabeth. Se a essas mortes juntarmos as 3 verificadas em Newark, podemos dizer que este fim-de-semana foi ainda mais preocupante, já que em duas das cidades com maior presença portuguesa, Newark e Elizabeth registaram-se 13.8% das mortes registadas em todo o estado.
A situação no fim-de-semana em Elizabeth, não destoa do observado durante a semana. No dia 13 de Novembro, quando entrou em vigor a ordem executiva de Chris Bollwage, que determinou o encerramento de bares e restaurantes, no interior e no exterior às 10 horas da noite, foram registados na cidade mais 205 casos de Covid-19. No dia 11 de Novembro, o número de casos foi de 105.
Na sua comunicação aos residentes da cidade, o mayor Bollwage referiu a gravidade da situação e a necessidade de todos os residentes cumprirem com os requisitos estabelecidos, nomeadamente no uso de máscaras, distanciamento social e as questões de higiene pessoal, para além da necessidade de fazerem mais e mais testes para que se possa entender a dinâmica da corrente situação.
Chris Bollwage referiu ainda as medidas anunciadas pelo governador Murphy que passam por mais restrições, nomeadamente na redução de reuniões familiares de 25 pessoas para 10 pessoas a partir de segunda-feira dia 16 de Novembro, e depois a partir do dia 23 de Novembro, a redução de pessoas que possam estar num evento ao ar livre para até 150 pessoas ( o anterior limite era de 500 pessoas). Eventos religiosos, eventos políticos, casamentos, funerais, serviços fúnebres e concertos podem continuar a realizar-se em áreas fechadas com a lotação máxima de 25% da capacidade do local ou um máximo de 150 pessoas.
Chris Bollwage referiu ainda ser crucial, perante a actual situação que exista uma compreensão total dos residentes e referiu que os mesmos podem contactar a cidade pelo telefone 908-820-4124, se tiverem qualquer dúvida.