JAKE OLIVEIRA É AGORA O 6.º DEPUTADO ESTADUAL DE ORIGEM PORTUGUESA EM MASSACHUSETTS

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O luso-descendente Jake Oliveira, de 34 anos de idade, vai dar voz ao Distrito Eleitoral 7 de Massachusetts como Deputado Estadual. Os resultados das eleições de 3 de Novembro foram renhidos, mas o seu oponente reconheceu já a derrota: Oliveira obteve 50,36% do eleitorado (ou 11 256 votos).

A vitória de Oliveira não representa apenas mais um membro de origem portuguesa na Assembleia Legislativa do ‘Bay State’ e tem mesmo carácter histórico: o legislador-eleito é o primeiro luso-descendente a representar o Distrito Eleitoral 7 naquele importante órgão.

“Como bisneto paterno de imigrantes portugueses em Ludlow, estou muito satisfeito por ter sido eleito”, reagiu Jake Oliveira, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO. “A nossa comunidade tem um longo historial de ligação a Portugal e estou com muito entusiasmo para assumir as minhas novas funções’.

A tomada de posse está agendada para 6 de Janeiro, muito embora o local venha a ser determinado em conformidade com a situação sempre a evoluir da COVID-19.

Oliveira passará a auferir o salário destinado pelo estado a estes legisladores – 66,257 dólares por ano.

Oliveira passará a ser o sexto membro de origem portuguesa na câmara baixa da Assembleia Legislativa de Massachusetts; todos os outros foram reeleitos a 3 de Novembro (António Cabral, Dylan Fernandes, Alan Sílvia, David Vieira e Carol Gomes Doherty).

Jake Oliveira, membro do Comité Escolar de Ludlow, venceu as primária do partido democrata sem oposição; nas eleições gerais, teve pela frente o republicano James ‘Chip’ Harrington. O Deputado Estadual Thomas Petrolati (D), que ocupa o cargo, decidiu não recandidatar-se.

Formado em Ciências Políticas, Jake Oliveira trabalhou há cerca de uma década para o hoje senador estadual luso-americano Michael Rodrigues.

O candidato é bisneto de emigrantes da Guarda, “das primeiras famílias portuguesas a estabelecerem-se em Ludlow. Vieram para trabalhar na indústria fabril; a minha ligação às origens lusas é muito forte (apesar de também ter sangue polaco). Aliás, o ano passado fui pela primeira vez a Portugal e estive na terra de onde a minha família veio”.

Para além de Ludlow e Chicopee, duas localidades com significativas comunidades portuguesas, o Distrito 7 inclui ainda a cidade de Springfield.

Jake Oliveira fez o liceu em Ludlow e formou-se em Ciências Políticas pela Framingham State University, em 2008. Para além de já ocupar um assento no Comité Escolar há 11 anos, tem sido uma voz de referência na área do ensino em Massachusetts.

Filho da terra, continua a viver na East Street, ao lado da casa da avó, Lena Oliveira.