O LUSO-AMERICANO QUE DÁ VIDA À NOVA SÉRIE DE ANIMAÇÃO DA FOX, COM ESTREIA A 14 DE FEVEREIRO

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Tem estreia marcada para dia 14 de Fevereiro na rede FOX a série de animação ‘The Great North’, com o luso-americano Kevin DosSantos como criador de personagens. O também animador, que faz 32 anos este dia 15, é assim responsável pela construção das personagens da nova série desde a sua concepção à forma estética.

A produção, orientada para um público adulto, irá para o ar aos domingos, a partir das 8:30 da noite, com nomes de peso em Hollywood (Nick Offerman, Jenny Slate, Will Forte, Megan Mullally e Alanis Morissette – entre outros) a darem voz às figuras animadas que a imaginação de Kevin DosSantos vai dando ao mundo.

A nova série de animação estreia dia 14 de fevereiro na rede FOX de televisão

Produzida pelas irmãs Wendy e Lizzie Molyneux e Minty Lewis, a série, cuja acção se passa no Alasca em redor da família Tobin, arranca com uma primeira temporada de 13 episódios e tem já uma segunda confirmada pela FOX.

‘The Great North’ é a cereja no topo do bolo para Kevin DosSantos, cuja carreira de animador e ‘character designer’ inclui trabalhos como ‘Paranormal Action Squad’, ‘Mr. Pickles’, ‘Greatest Party Story Ever’, ‘Stone Quackers’ e ‘Lucas Bros Moving Co’ para a Netflix, Animal Planet e vários outros veículos.

Kevin nasceu em Livingston, NJ; o pai, Pedro dos Santos, é natural de Monte (Murtosa) e a mãe, Teresa Sousa dos Santos, de São Roque do Faial (Madeira). Depois de ter feito o ensino primário e preparatório numa escola privada em Newark, iria completar o liceu no estado de Delaware, para onde entretanto a família se transferira. “Desde os 4, 5 anos que me lembro de gostar de desenhar”, conta Kevin DosSantos, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO de sua casa em Los Angeles. “Estava ainda no jardim-escola e o desenho já era a minha actividade predilecta. Aos 8 vi um filme, ‘Spirited Away’, em DVD, que acabava com cenas de bastidores a mostrar o processo de feitura da animação. Achei tudo muito excitante e, por volta dos 15 anos, já tinha a certeza que queria fazer animação”. O que ajuda a explicar ter optado, quando chega a hora de seguir estudos superiores, matricular-se na University of the Arts em Filadélfia, de onde se formou em Animação. “Acho que tive muita sorte em descobrir tão cedo na vida a minha vocação”.

Kevin DosSantos a trabalhar em Los Angeles, onde é animador e ‘character designer’

Foi um estágio de 8 meses em Nova Iorque na ‘Little Airplane Productions’ onde desenvolvia imagens para cativar audiências para uma série infantil – ‘Small Potatoes’ – que lhe abriu portas para uma carreira em Los Angeles: “O proprietário da produtora deu-me o contacto do produtor da série ‘Family Guy’, da FOX, e incentivou-me a ir para a Califórnia”, conta. “Em 2013, com apenas 24 anos, meti-me num avião e lá fui eu, por uma semana, à Meca do Cinema”.

Fez vários contactos, “adorei o ambiente de trabalho e percebi que Los Angeles é o centro do mundo da animação e que era aqui que tinha de estar”.

O animador luso-americano Kevin DosSantos

No regresso à Costa Leste, um dia responde a um anúncio para animador numa nova série para a Adult Swim, a versão nocturna da Cartoon Network; em Dezembro de 2013 é contratado para a equipa de animação do projecto, que arrancaria em Março do ano seguinte. Quando dá por ela, está no seu automóvel com o pai a caminho da Califórnia, numa viagem de quatro dias de travessia até à Costa Leste, onde iria assentar arraiais. “Uma experiência inesquecível”, diz.

Kevin, o único artista da família (as duas irmãs são enfermeiras e o irmão estuda para o mesmo), reconhece que, sem o apoio dos pais, a trajectória a caminho de onde está hoje nunca teria sido possível.