NBA: Harden faz história e estreia-se com triplo duplo

James Harden estreou-se pelos Brooklyn Nets com um ‘triplo duplo’ de 32 pontos, no triunfo caseiro por 122-115 face aos Orlando Magic, na jornada de sábado da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Além da pontuação acima das três dezenas, conseguida com oito em 18 nos ‘tiros’ de campo, incluindo três em 10 nos ‘triplos’, e 13 em 15 nos lances livres, o ex-jogador dos Houston Rockets somou 14 assistências e 12 ressaltos.

Harden, que esteve em campo 39.47 minutos, fez, assim, história logo ao primeiro encontro, já que só seis jogadores se tinham estreado por uma equipa da NBA com um ‘triplo duplo’, mas nenhum deles com 30 pontos marcados.

O ‘13’ dos Nets somou ainda quatro roubos de bola e um desarme de lançamento e, pela negativa, nove perdas de bola sem lançamento.

O melhor marcador da fase regular nas últimas três épocas não foi, ainda assim, o melhor marcador dos Nets, ‘batido’ por Kevin Durant, que somou 42 pontos, em 40.02 minutos, com 61,5% nos ‘tiros’ de campo (16 em 26).

Destaque ainda para os 17 pontos de Joe Harris, os 10 de Jeff Green e os sete do suplente Bruce Bowen, num conjunto comandado pelo canadiano Steve Nash que voltou a não contar com a outra ‘estrela’ – Kyrie Irving ainda não resolveu voltar.

Nos Orlando Magic, que deram luta até final, destaque para os 34 pontos, 10 ressaltos e sete assistências de Nikola Vucevic e os 23 pontos do suplente Terrence Ross.

Harden foi a semana passada o protagonista principal de uma ‘mega’ transferência da NBA, que envolveu quatro equipas, com os Nets a prescindirem de Caris LeVert, Jarrett Allen, Taurean Prince e Rodions Kurucs para adquirirem o ‘barbas’.

Knicks batem Magic no primeiro jogo

Por sua vez, os New York Knicks venceram segunda-feira na recepção aos Orlando Magic por 91-84.

RJ Barrett, com 22 pontos e 10 ressaltos, e Julius Randle, com 21 pontos e 17 ressaltos, lideraram os nova-iorquinos, que somaram o sétimo triunfo, em 15 encontros, e continuam em lugar de apuramento para os ‘play-offs’.

Na formação de Orlando, que somou o oitavo desaire, em 14 embate, destaque para os 24 pontos e 14 ressaltos de Nikola Vucevic, os 19 pontos do suplente Terrence Ross e os 18 pontos, 17 ressaltos e nove assistências de Aaron Gordon.

A NBA agendou 10 jogos para o dia em que se evocou o aniversário do nascimento (15 de Janeiro de 1929) de Martin Luther King, que se destacou como activista político e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos até ser assassinado, em 1968.

Da dezena de encontros, não se realiza a recepção dos Washington Wizards aos Cleveland Cavaliers, sendo já o 15.º embate da temporada a ser adiado devido à pandemia da covid-19 e o quinto consecutivo da equipa da capital.