UEFA: Aceleram-se preparativos para pôr em marcha SuperChampions
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, está a acelerar a criação da SuperChampions, segundo avança o diário ‘AS’, com o objectivo de travar o projecto da Superliga europeia que tem vindo a ganhar força nos últimos meses.
Para isso, já terá começado a encetar negociações com cinco clubes – Real Madrid, Juventus, Manchester United, Paris Saint Germain e Fenerbahçe -, todos membros da ECA, a Associação dos Clubes Europeus.
A ideia inicial é lançar este projecto já em 2024.
Pretende-se que os grandes clubes do Velho Continente tenham muito peso neste novo torneio e que a distribuição das receitas possa aliciar a todos.
Neste momento, o que se está a deliberar é que o projecto tenha a duração de nove anos, até 2033, sendo que se a aprovação de todos for obtida nas próximas semanas, não está descartado adiantar o seu início para 2022 ou 2023.
Para já ainda é desconhecido o formato desta nova competição, que à partida contaria com 36 clubes divididos por dois grupos.
Uma prova que levaria as competições domésticas (campeonatos e Taças) a reduzir o seu formato actual, visto que este novo certame desportivo ocuparia mais espaço no calendário do que a vigente Liga dos Campeões.