FILHO DE EMIGRANTES TRANSMONTANOS CONCORRE A ‘SUPERVISOR’ EM MUNICÍPIO NOVA-IORQUINO

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O luso-descendente Tony Gonçalves, de 57 anos, é o candidato oficial do Partido Democrata nas eleições gerais de Novembro próximo ao cargo de ‘Supervisor’ no município nova-iorquino de Lewisboro, a norte do condado de Westchester. A pequena cidade rege-se por um sistema político composto por quatro vereadores e um ‘Supervisor’, sendo a posição equivalente à de ‘Mayor’.

A candidatura de Gonçalves e as restantes com que o Partido Democrata avança ao plebiscito de Novembro foram decididas há meses mas só agora tornadas públicas.

Gonçalves concorre ao cargo deixado vago pelo seu actual ocupante, Peter Parsons, que optou pela não-reeleição. O luso-descendente terá pela frente o republicano William J. (Bill) Bongiorno.

“Quando o actual Supervisor resolveu reformar-se, desafiou-me a concorrer ao seu lugar e, como na qualidade de vereador já trabalhava em estreita colaboração com el, resolvi aceitar – depois de ter pensado durante alguns meses”, diz Tony Gonçalves, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO.

O luso-descendente Tony Gonçalves, de 57 anos, o candidato oficial do Partido Democrata nas eleições gerais de Novembro próximo ao cargo de ‘Supervisor’ no município nova-iorquino de Lewisboro, a norte do condado de Westchester – em frente ao edifício da Câmara

Ao longo do seu mandato como vereador, iniciado em 2018, Gonçalves, engenheiro de profissão, trabalhou no desenvolvimento de um projecto de infra-estruturas que inclui a expansão da rede de captação de sinal para telemóveis e a redução de cortes de energia na zona. “Como Supervisor, a ser eleito, espero continuar a debruçar-m sobre esses dois aspectos, importantes para a qualidade de vida dos nossos moradores”, avança Gonçalves. “Por outro lado, estamos também empenhados em elaborar o plano nuclear de desenvolvimento para Lewisboro, que irá ditar as suas principais linhas de orientação para o futuro.”

Para além de membro fundador e ‘trustee’ da Golden’s Bridge Hamlet Organization, Tony Gonçalves pertence ao Lewisboro Lions Club (do qual é antigo presidente), foi treinador de futebol, líder no movimento de escuteiros e integrante do Lewisboro Housing Committee.

Lewisboro tem, de acordo com o censo populacional de 2010, pouco mais de 12 mil moradores; o município, que inclui as localidades de Cross River, Golden’s Bridge, Lewisboro, South Salem, Vista e Waccabuc, deve nome a um dos seus primeiros colonos, um tal John Lewis. A sua formação recua ao ano de 1747. O rendimento médio local é superior a 112 mil dólares por ano.

O edifício da Câmara no município nova-iorquino de Lewisboro, a norte do condado de Westchester

António José Afonso Gonçalves nasceu em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, Brasil, para onde os pais – João e Aurora – emigraram no início da década de 60 do século passado, deixando para trás a aldeia de Xertelo, na freguesia de Cabril (Montalegre). Em 1970, quando Tony tinha 6 anos, os Gonçalves voltam a emigrar, desta feita rumo aos Estados Unidos, fixando-se em Mt. Vernon, NY.

Depois do liceu em Westchester, formou-se em Engenharia pela Hofstra University, em Long Island, tendo arranjado o seu primeiro emprego precisamente em Mt. Vernon, na Power Products. “O português que falo aprendi em casa”, diz. “Os meus pais sempre falaram em português comigo”.

A sua primeira deslocação a Portugal ocorreu em 1976, com os pais (António é filho único); depois de se ter casado, em 2008, levou lá a mulher americana e os filhos. “Quando ia em viagens de negócios à Europa, arranjava sempre maneira de passar por Portugal”, refere.