A Nossa Justiça

por Luis Pires

Sócrates é um homem esperto. Sabe todos os truques da magia de corrupção e durante anos animou a malta com as histórias mais surrealistas que a história da justiça portuguesa já viu. Alves dos Reis ao pé deste homem é um bebé. O Povo português já cansado desta novela de sete anos e a imaginar que lhes vão outra vez aos bolsos já esperneia, grita e faz petições que mais de 140 mil já assinaram. Fica-me a ideia que o Povo português está cansado de ver gente de colarinho branco sair a sorrir dos tribunais portugueses e começa agora a ter a noção que alguma coisa não está bem. Até a ministra da Justiça disse este domingo que o processo Sócrates ainda não acabou. Fê-lo para acalmar os ânimos porque o Tribunal da Relação ainda pode reverter a injustiça do que o juiz Ivo Rosa fez. Fê-lo contra o país, contra a democracia, contra a boa vontade e humildade do povo português, contra a própria justiça. Custa-me ver uma pessoa ser condenada a dois anos de prisão porque roubou um saco de pão de um supermercado e um burlão de colarinho branco sair impune por ter praticado crimes tão graves.

Existem inúmeras provas de corrupção, de branqueamento e de falsificações que até um adolescente que goste de direito, era capaz de perceber melhor as provas apresentadas pela acusação. Escutas, contradições e muitas outras erratas não convenceram o Juiz que não gosta do Ministério Público e que é conhecido por desafiar a justiça e de perdoar a quem não deve e de condenar quem nada fez.

Ivo Rosa fica na história da jurisprudência pelas piores razões. Depois do que se passou podem ter a certeza que Ricardo Salgado vai continuar a ir à missa pedir perdão pelos pecados que fez sem ter de ir a tribunal ouvir o que lhe convêm. Está livre Sr. Salgado.