NEW JERSEY. Concerto de Primavera do Consulado-Geral de Portugal em Newark

O Consulado-Geral de Portugal em Newark leva a efeito dia 26 de Abril, sexta-feira, o seu Concerto de Primavera, a decorrer no Liberty Hall Museum (1003 Morris Avenue, em Union, NJ), a partir das 6:30 PM.

Farão parte do espectáculo Fátima Santos, José Luíz Iglésias e Will Holshouser.

“Este é um programa que contempla música portuguesa de variada proveniência (quer em género musical, quer em autoria, quer em contexto cronológico)”, diz um comunicado do Consulado. “A unir toda esta aparente disparidade, um grande amor e respeito pela palavra em português e pela criatividade musical a qual, não disfarçando uma evidente matriz portuguesa, se deixa contaminar por aquilo que se convencionou designar por música do mundo. Pretendendo evitar o panfletário, oferecemos canções que são testemunho de um tempo já longínquo de antes do “Vinte e Cinco de Abril” e dos anos subsequentes: a censura, o exílio, a guerra colonial, a emancipação da mulher e um tão Lusitano fatalismo”.

A intérprete Fátima Santos

O guitarrista José luís Iglésias

A linha do concerto, com dez canções, arranca com o tema “Abandono” (David Mourão-Ferreira/ Alain Oulman) e encerra com “Traz Outro Amigo Também” (José Afonso).

Fátima Santos é natural de Albergaria-A-Velha e iniciou a sua carreira musical interpretando Fados e Baladas de Coimbra. Residindo em New Jersey desde 1985, estudou Música no Essex County College e integrou a companhia de ópera Verismo (Englewood, NJ). É recipiente de três troféus IPMA.

José Luiz Iglésias é natural de Coimbra, residindo nos Estados Unidos desde 1986. A sua vasta e eclética carreira musical iniciou-se em grupos de Fados e Guitarradas de Coimbra, passou por estreita colaboração com autores como José Afonso, Fausto, Vitorino, Pedro Barroso e Teresa Silva Carvalho e tem vindo a consolidar-se nos Estados Unidos, onde estudou Composição Musical e Jazz na Rutgers University (Newark, NJ).

Will Holshouser é um dos mais respeitados acordionistas da cena musical nova-iorquina, interpretando desde música do mundo a música erudita. Sendo um artista da editora portuguesa Clean Feed, Will colabora com artistas como Regina Carter, Suzanne Vega ou David Krakauer. Como compositor, encontra-se associado à American Accordionists’ Association e ao Bachtopus Accordion Ensemble. No campo da música clássica, destaca-se o seu trabalho com o NYC Ballet, NYC Opera, Brooklyn Philharmonic e Ensemble Connect.