CERIMÓNIA OFICIAL DO IÇAR DA BANDEIRA NO CONDADO DE UNION, NJ A 10 DE JUNHO (E ABERTA AO PÚBLICO)
O Condado de Union, no estado norte-americano de New Jersey, vai promover dia 10 de Junho, a uma quinta-feira, a cerimónia do içar da bandeira de Portugal. O evento, a ter lugar no edifício do tribunal (Union County Court House), no 2 da Broad Street, em Elizabeth, terá início às 4:00 horas da tarde.
A cerimónia, aberta ao público, realiza-se apenas pelo segundo ano a este nível oficial no Condado de Union; a primeira cerimónia aconteceu em 2019. No ano seguinte, devido à situação de pandemia, não se iria realizar.
O içar da bandeira servirá para marcar a passagem do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O evento é uma parceria entre o Condado de Union e o PALCUS (Portuguese-American Leadership Council of the United States).
Com comunidades dinâmicas e de peso em Elizabeth e Union, o condado albergará cerca de 18 mil moradores de origem lusa, de acordo com o comissário Alexander Mirabella, citado num comunicado de imprensa enviado à redacção do jornal LUSO-AMERICANO.
“O nosso Condado faz-se mais forte e beneficia da diversidade e inclusão de que fazem parte os portugueses”, afirma o comissário luso-descendente Sérgio Granados. “O içar da bandeira é uma cerimónia que juntará a comunidade portuguesa numa altura em que estamos, lenta, paulatinamente e de forma segura, a regressar às nossas tradições e comemorações anuais, através das quais demonstramos o nosso trabalho árduo, orgulho e unidade.”
Para além das intervenções de algumas entidades presentes, também se vão entoar os hinos de Portugal e dos EUA.
Katherine Soares, vice-presidente do PALCUS, sublinha a importância de a organização se associar a estes festejos como forma de dar voz aos cerca de 1,3 milhões de portugueses residentes nos EUA.