Portugal na final do Festival da Eurovisão
MARO está na final do Festival da Eurovisão.
‘Saudade, Saudade’, que a artista lisboeta interpretou na primeira semifinal do evento, esta terça-feira, em Turim (Itália), foi uma das 10 canções apuradas entre as 17 a concurso nesta eliminatória, conquistando lugar na gala decisiva do próximo sábado.
A canção portuguesa foi a 10ª a apresentar-se na noite de Turim. Actuando no centro do palco, o sexteto de vozes liderado por MARO (Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas) interpretou de forma segura e sem falhas uma canção que assenta no equilíbrio entre harmonias vocais e o ritmo suave, com aparato visual contido e a palavra “Saudade” em pano de fundo.
Numa cerimónia que teve os conhecidos Laura Pausini e do britânico Mika entre o trio de apresentadores, o menu competitivo foi variado: pop/funk da Letónia (não apurado), baladas vindas da Suíça e dos Países Baixos (ambos na final), hard rock típico dos anos 80 da Bulgária (de fora), folclore e rock and roll de mãos dadas na Moldávia (que começaram com o grito de guerra dos Ramones, “Hey Ho, Let’s Go” e passaram à final) e hip-hop com influências do folclore local da Ucrânia.
Os Kalush Orchestra, amplamente favoritos à vitória de acordo com as casas de apostas, foram os mais aplaudidos da noite e terminaram a atuação a agradecer o apoio ao país na sequência da invasão russa, tendo sem surpresas sido uma das 10 nações apuradas para a final.