PAN/Açores quer por fim a prácticas taurinas
O PAN/Açores entregou na Assembleia Regional uma iniciativa legislativa que pretende pôr termo às touradas à corda e de praça no arquipélago e a reconversão das praças de touros existentes na região em equipamentos culturais ou desportivos.
Numa nota de imprensa, o partido salienta que os eventos tauromáquicos “têm progressivamente” sido alvo de “repúdio da sociedade civil e da comunidade internacional”. Por outro lado, acrescenta, “mesmo nos países com tradição taurina, assistimos ao desvincular da sociedade civil que já não se identifica ou aceita as prácticas de maus-tratos subjacentes às touradas”.
“No México temos assistido ao cancelamento de touradas e encerramento de praças de touros por via judicial. Na Colômbia está em curso um projecto-lei para a abolição das touradas, por infligirem um sofrimento desnecessário, um tratamento cruel e uma morte injustificada”, refere o partido.
A iniciativa legislativa do PAN/Açores, entregue na Assembleia Legislativa Regional, pretende “abolir quaisquer prácticas taurinas na região”.