Kevin Spacey declara-se inocente de crimes sexuais em julgamento em Nova Iorque

O actor norte-americano Kevin Spacey declarou-se inocente das acusações de crimes sexuais alegadamente cometidos contra o actor Anthony Rapp, num tribunal em Nova Iorque.

“Não me lembro de ter estado com ele numa festa particular ou de ter estado com ele num apartamento”, disse na segunda-feira Spacey, em resposta a perguntas do ad-vogado de defesa, numa sessão de um julgamento civil.

Anthony Rapp, actualmente com 51 anos, apresentou uma queixa em Setembro de 2020 por uma alegada agressão se-xual ocorrida numa festa em Nova Iorque em 1986, quanto tinha 14 anos.

Rapp afirma que Kevin Spacey o convidou para o seu apartamento em Manhattan, onde o abraçou enquanto viam televisão, pousou-o numa cama e se esfregou nele.

Durante o interrogatório, Spacey descreveu o pai como um “supremacista branco” e um “neo-nazi” – algo que nunca tinha dito em público antes – que não gostava de homossexuais e não apreciava o seu interesse pelo teatro.

Spacey disse que se sentiu “chocado, assustado e confuso” após as acusações que Anthony Rapp divulgou em 2017 e que emitiu um pedido público de desculpas por recomendação dos seus agentes, algo de que se arrepende.

“Eu aprendi a lição: nunca peça desculpa por algo que não fez”, disse Spacey, que na altura revelou publicamente a sua homossexualidade.

“Fui acusado de tentar mudar de assunto, tentar distrair ou confundir uma acusação com ser gay, o que nunca foi minha intenção”, disse o actor.

Spacey foi visado em vários casos de agressão sexual e comportamento inapropriado, numa polémica que desencadeou denúncias com outras figuras do entretenimento e esteve na origem do movimento #MeToo.

Até então uma figura respeitada do cinema norte-americano e do teatro britânico, o actor acabou despedido da “House of Cards”, onde interpretava o político sem escrúpulos Frank Underwood, e retirado do filme “Todo o dinheiro do mundo”, de Ridley Scott, com todas as cenas onde entrou a serem regravadas por Christopher Plummer.

O vencedor de dois Óscares enfrenta também acusações no Reino Unido de cinco crimes sexuais cometidos sobre três homens, entre os 30 e os 40 anos, entre 2005 e 2013.

Em 14 de Julho, Spacey declarou-se inocente das acusações, num tribunal em Londres, num processo cujo julgamento foi marcado para 06 de Junho de 2023.

A polícia de Londres tinha aberto uma investigação após receber queixas de agressões sexuais contra Spacey, algumas das quais alegadamente cometidas na zona de Lambeth, onde se situa o teatro Old Vic, do qual foi director artístico entre 2004 e 2015.

Nos Estados Unidos, o actor foi acusado de atentado ao pudor e agressão sexual no estado de Massachusetts.

Spacey foi acusado de ter, em 2016, tocado nos genitais de um jovem de 18 anos, depois de o ter obrigado a beber bebidas alcoólicas.

As acusações foram retiradas em Julho de 2019.