Açores. Associações alertam para “grave risco” de desaparecimento da praia do Monte Verde
As organizações Save Azores Waves e SOS Monte Verde alertaram para o “grave risco” de desaparecimento de “parte substancial” da Praia do Monte Verde, nos Açores, devido a obras de reabilitação, e ameaçam recorrer à justiça.
Em causa está a obra de reabilitação da envolvente ao Monte Verde, localizada no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, relativa ao arruamento entre a Travessa da Rua da Estrela e o Largo da Vila Nova, actualmente em fase de concurso público pela autarquia.
Aquelas estruturas referem, em nota, que, “após análise pormenorizada dos documentos do projecto, levada a cabo por especialistas, (…) expressam as suas mais sérias preocupações quanto aos impactos ambientais e costeiros da intervenção prevista”.
Os especialistas identificam como aspectos críticos o “avanço da estrutura de enrocamento sobre o areal, a tipologia de construção das infraestruturas de suporte e a localização da descarga da Levada da Condessa”.
Segundo a análise, o projecto “mantém a ocupação de 17 a 25 metros sobre o areal existente, apesar de existirem alternativas viáveis fora da praia”.
“Esta opção é considerada despropositada e ambientalmente incorrecta, uma vez que agrava o risco de erosão costeira num local já sensível”, é referido no documento.
A construção em talude de enrocamento “suscita particular preocupação, dado o seu efeito comprovado de desassoreamento”.
As organizações referem que a experiência em outras zonas costeiras “confirma que estas estruturas podem causar erosão irreversível”, sendo que no troço adjacente, entre as Poças e a ponte existente, “já se verificou a perda total de areia, resultado directo de intervenções semelhantes”.
As organizações Save Azores Waves e SOS Monte Verde “reafirmam o seu compromisso com a protecção e valorização da Praia do Monte Verde, bem como com a candidatura à Bandeira Azul, que depende da existência e qualidade ambiental do areal”.
Aquelas instituições “reservam-se ao direito de recorrer a todos os meios legais e institucionais ao seu dispor para garantir a defesa deste importante património natural e cultural da Ribeira Grande”.

