Açores atribui apoio extraordinário de 80 mil euros à comunicação social

O Governo Regional dos Açores vai conceder um apoio extraordinário aos jornais da região, num montante global de 80 mil euros, para fazer face ao aumento do preço do papel, anunciou o subsecretário regional da Presidência.

“Tem duas vertentes. A primeira tem a ver com a aquisição de ‘stock’ e a segunda com um apoio, nos dois últimos trimestres, da aquisição desse papel, em 50%, no valor global de 80 mil euros”, adiantou o subsecretário regional da Presidência, Pedro Faria e Castro, à margem da leitura do comunicado do Conselho de Governo, reunido em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

O objectivo, segundo o governante, é dar acesso às empresas de comunicação social à “criação de um ‘stock’, que lhes permita alguma estabilidade, na aquisição de papel”, e compensar o aumento de custos verificado, nos últimos meses, “através de uma majoração do valor do preço do papel”. A proposta de resolução, aprovada em Conselho de Governo, prevê a atribuição de um apoio extraordinário aos órgãos de comunicação social “para o ano de 2022”.

Em 8 de Junho, a Gráfica Açoreana, anunciou que os jornais Diário dos Açores, Correio dos Açores e Atlântico Expresso, publicados na ilha de São Miguel, deixariam de ser impressos, devido à “rotura de vários tipos de papel no mercado nacional e internacional”, passando a ser distribuídos em “formato PDF”.