Adília Barreto Duarte

Adília Barreto Duarte, de 96 anos, faleceu serenamente na quinta-feira, dia 17 de Outubro de 2025, no Hospital Montefiore, em Nyack, NY, rodeada pelo carinho da sua família. Nascida em Pero Moniz, Cadaval, Portugal, casou-se em 1958 com o amor da sua vida, Albano dos Santos Duarte. Em 1968, emigrou para os Estados Unidos, tendo vivido no bairro de Ironbound, em Newark (NJ), depois em Kearny (NJ) e, a partir de 1998, fixou residência em Nanuet, Nova Iorque.

Adília trabalhou na empresa Premier Athletic Products, em Riverdale (NJ), tendo continuado a sua actividade quando esta se tornou MacGregor Sporting Goods, em East Rutherford (NJ), nos meados da década de 1970. Especializou-se na produção de equipamentos desportivos profissionais, sendo amplamente reconhecida pelo seu rigor no trabalho, precisão no acabamento e dedicação inabalável à qualidade. A sua determinação em concluir cada tarefa com perfeição refletia-se tanto na sua vida profissional como pessoal. O seu talento e mestria estendiam-se também ao gosto pelo tricot e crochet, que cultivou ao longo da vida através das suas belíssimas criações feitas à mão.

Juntamente com o seu marido, Adília foi proprietária e gestora do restaurante O’Poeta, em Newark, onde, durante muitos anos, acolheram amigos e clientes com genuína hospitalidade e a melhor gastronomia portuguesa. Para além do restaurante, era uma cozinheira excepcional, sendo as suas refeições apreciadas por todos os que com ela partilhavam a mesa – reflexo da sua bondade, generosidade e do prazer que sentia em partilhar os simples momentos da vida. Estes momentos estendiam-se também à sua terra natal, Portugal, onde passava longos verões rodeada de familiares e amigos.

Prática, íntegra e guiada por uma fé profunda, Adília viveu uma vida marcada pela perseverança e elegância. Será sempre lembrada pela sua força de vontade, sentido de humor perspicaz, força serena e dedicação incondicional aos que mais amava.

Esposa dedicada do saudoso Albano dos Santos Duarte; foi também precedida na morte pela sua querida irmã, Georgina da Silva Barreto, de Portugal. Mãe extremosa e carinhosa de Ana-Bela Duarte Svensson e do seu marido, Kenneth; avó muito querida de Johanna Marie e Allan Svensson, Monika (BJ) Dellolio, Erik (Caley) Svensson, Michelle (Matt) Franchino, Maddy (David) Jacobson, e Mark (Ismini) Svensson; e bisavó adorada de Taylor, Joey, Graham, Adelaide, Georgina, Donnie, Lexy, Beau, Conor, Landon, Brendan, David, Julia e Rafaela. Sobrevive-lhe ainda os seus sobrinhos: Natália Barreto dos Santos (Alípio) Garcez e Belmiro (Miminda) Barreto dos Santos, de Portugal, bem como Connie Rebelo e Carlos (Maria) Santos, nos Estados Unidos.

Uma vida bela, vivida com humildade e orgulho. O espírito caloroso, a presença marcante e o coração generoso de Adília deixaram marca em todos os que tiveram o privilégio de a conhecer. Deixa um legado de amor, firmeza, convicção e princípios sólidos que continuarão a inspirar e a guiar a sua família.

As cerimónias fúnebres de Adília terão lugar quarta-feira, dia 22 de Outubro às 9:30AM, na agência funerária Buyus Funeral Home (n.º462 da Lafayette Street com a Wilson Ave., Newark, NJ). Seguir-se-á a Missa de Corpo Presente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Newark, às 10:30AM. O enterro será no Holy Cross Chapel Mausoleum, em North Arlington, NJ.

O velório realizou-se terça-feira, dia 21 de Outubro.

Em vez de flores, a família agradece donativos para o St. Jude Children’s Research Hospital (www.stjude.org).