Agência de crédito Moody’s reconhece desempenho financeiro positivo em Kearny

Alberto G. Santos, mayor da cidade de Kearny anunciou que a Moody’s Investors Service aumentou a classificação da cidade de Kearny para A3 (de Baa2), depois de ter revisto as finanças da autarquia. A agência divulgou essa informação na passada terça-feira dia 13 de Abril.

“Há um ano,  foi claro para nós que a pandemia não seria algo passageiro, e começamos a planear não apenas para uma emergência de saúde pública, mas também para o impacto financeiro que daí resultaria. Apesar das pressões adicionais criadas pela pandemia, a subida de dois pontos na nossa classificação da Moody’s demonstra o sucesso da estratégia criada”, referiu Alberto Santos.

O relatório da Moody’s refere que a actualização para A3 reflectem ” que as finanças  da cidade estão  numa melhor posição devido a um crescimento da base tributária”. Alberto Santos explicou como foi possível atingir esse patamar: “A pandemia em curso teve apenas um impacto modesto na cidade. Embora certas receitas não fiscais tenham ficado abaixo do orçamento, isso foi mais do que compensado por reduções de despesas. Além disso, os impostos sobre a propriedade, a maior fonte de receita, tiveram um desempenho admirável. ” A Moody’s Credit Opinion destacou a crescente base tributária da cidade, observando que a taxa de aumento anual composta de cinco anos de Kearny para valores de propriedade é de 5%, o que está “bem acima da norma para o norte de New Jersey” e que a base tributária “ultrapassou o ponto mais elevado desde o período pré-grande recessão, que se traduziu numa, “flexibilidade para cortar impostos e, assim, incentivar ainda mais o desenvolvimento, sem realmente perder nenhuma receita”.

O relatório também descreve as finanças da cidade como “dramaticamente melhoradas”, observando que o saldo do fundo actual (excedente) de 2019 foi de  11,9 milhões de dólares ou 15,4% das receitas totais e que o saldo do fundo ajustado aumentou 228% nos últimos cinco anos.

Alberto Santos concluiu, “Esta é uma óptima notícia para Kearny e valida todo o trabalho realizado. Quero agradecer à Moody’s por dar à minha administração a oportunidade de provar a nós mesmos e demonstrar a resiliência de Kearny. Conseguimos a actualização, apesar dos desafios apresentados pela pandemia,  através de um trabalho de equipa onde todos foram importantes”.