ANA PAULA ZACARIAS É A 1.ª MULHER A REPRESENTAR PORTUGAL NA SEDE DA ONU COMO EMBAIXADORA
• Por HENRIQUE MANO | News Editor
Ana Paula Baptista Grade Zacarias, a nova Representante Permanente de Portugal junto da ONU, em Nova Iorque, já está em funções. A diplomata apresentou cartas credenciais esta terça-feira ao Secretário-Geral António Guterres, na sede da organização em Manhattan.
Zacarias substitui no cargo Francisco António Duarte Lopes, que esteve na ONU de 2017 a 2022, agora colocado como embaixador de Portugal em Washington, DC.
A nova embaixadora é a primeira mulher a representar Portugal como Representante Permanente na sede da ONU, desde a adesão do país a este organismo internacional, em 1955.
A embaixadora tem 63 anos e nasceu em Lisboa a 5 de Janeiro de 1959 (apesar de filha de pais algarvios de Quarteira e Loulé). Imediatamente antes da sua vinda para Nova Iorque, detinha a pasta de Secretária de Estado dos Assuntos Europeus.
A embaixadora é licenciada em Antropologia Cultural pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Está afecta ao MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros) desde 1983.
Em Portugal, exerceu já os cargos de Secretária de Embaixada nos Serviços do Protocolo do Estado e na Direcção de Serviços da Europa; Consultora para as Relações Internacionais na Presidência da República; Directora dos Serviços de Informação e Imprensa e Vice-presidente do Instituto Camões.
No estrangeiro, foi Secretária de Embaixada na Embaixada de Portugal em Washington; Cônsul de Portugal em Curitiba (Brasil); Representante Permanente Adjunta na Delegação de Portugal junto da UNESCO em Paris, Embaixadora de Portugal na Estónia; Representante Adjunta na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.
Foi casada com o psicólogo Inácio Fiadeiro, de quem tem dois filhos – João e Mariana.