ELIZABETH. 30.º aniversário do Rancho Folclórico “Dança na Eira”
por ANGÉLICA PINTO | Elizabeth, NJ
Numa grande comemoração que contou com mais de 400 pessoas, o salão nobre do Portuguese Instructive Social Club em Elizabeth, NJ encheu-se no passado sábado, dia 22 de Fevereiro, para comemorar o incrível marco de 30 anos de existência do Rancho Folclórico “Dança na Eira”.
Ranchos e associações amigas – como os Camponeses do Minho, Casa do Minho, Casa do Ribatejo, Danças e Cantares de Portugal, Raízes de Portugal, entre outros – não deixaram de marcar presença neste momento tão especial.

Foram várias as figuras ilustres da comunidade, que ao longo do jantar servido pelo restaurante Valença, foram chamadas ao palco para breves discursos e reconhecimentos, ao rancho e a membros do mesmo, que se destacaram pelo seu trabalho ao longo das três décadas de existência.
Ligia De Freitas, vice-‘mayor’ de Newark, o vereador do Bairro Leste, Michael Silva, e Fernando Grilo, presidente da União de Clubes Luso-Americanos de New Jersey, foram alguns dos que fizeram uso da palavra.
“São pessoas como o sr. Coutinho, que já cá não estão, que não podemos esquecer. Foi o seu sacrifício e o de muitos, que nos fizeram chegar aos 30 anos deste rancho”, realçou Michael Silva.
A apresentação do evento esteve a cargo de Helena Coutinho Gonçalves, filha do falecido Bernardino Coutinho, que dá nome à fundação da qual o grupo, dirigido por Judite Silva, faz parte.

Após este momento, os presentes puderam assistir às actuações dos ranchos adulto e juvenil, que brilharam no salão nobre – um dos pontos mais altos da noite.

Com os parabéns cantados, foi hora do público dançar, animado por Bruno Silva, e posteriormente Augusto Canário & Amigos, vindo directamente de Portugal para a ocasião especial.