ANTÓNIO LOBO: Um português que se tem distinguido no tiro aos pratos

O tiro aos pratos (ou ‘trapshooting’) é uma modalidade desportiva muito popular nos Estados Unidos e amplamente utilizada em clubes e instalações onde se pode praticar tiro ao alvo em forma de prato de argila.

A maioria dos eventos oficiais são dirigidos pelo ‘Amateur Trapshooting Association’ (ATA), que é o principal órgão dos atiradores e uma das maiores organizações de tiro desportivo no mundo.

Neste cenário aparece o nome de um português, António Lobo, que se tem distinguido não só pelos muitos torneios conquistados a nível das comunidades portuguesas mas também a nível nacional, onde tem competido com os melhores atiradores dos Estados Unidos.

Passando uma vista de olhos à sua lista de títulos, António Lobo destaca-se por ser o único português que figura no ‘Hall of Fame do CTA Connecticut Trapshooting Association.

Lobo foi oito vezes campeão entre 2004 a 2020 na categoria ‘All Around Champions’, du-as vezes vencedor entre 2011 e 2015 na categoria ‘singles’, duas vezes campeão entre 2009 e 2018 na categoria ‘handicap’ e três vezes vencedor entre 2010, 2017 e 2018 na categoria ‘double champions’.

De salientar de que os torneios realizados na Wolcott Land Owners Protective Association, a que foi dado o nome de ‘Portuguese Shoot’, onde ele marca sempre presença, têm sido notórios pela participação de ‘caras novas’, que o seguem em elevado número e procuram ser como ele e até certo ponto contribuído para a continuidade do ‘Portuguese Shoot’.

Jorge Monteiro

(Colaboração)