AOS 20 ANOS, É O MAIS NOVO AGENTE LUSO-AMERICANO DA POLÍCIA DE ELIZABETH, NJ

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Carrega ao peito o número 321 e é o mais novo agente de origem portuguesa na Polícia de Elizabeth, estado de New Jersey. Matthew Almeida, que nasceu em Rahway, acabou de passar recentemente pela academia de treino policial e está há apenas algumas semanas em patrulha pelas ruas desta urbe do condado de Union.

“Cumpro neste momento a fase inicial de estágio, o que deve acontecer durante perto de seis semanas”, afirma Matthew Almeida, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Faço patrulha com um colega mais experiente até que passe a fazê-lo por minha conta, quando tiver um turno diurno.”

Apesar dos seus 20 anos de vida, Matthew está ciente do que quer fazer. “Honestamente, não me imagino a fazer mais nada que não seja o trabalho de polícia”, garante. “Tenho um irmão também polícia e ainda um primo e cresci rodeado de vivências próximas deles; fiz o teste de admissão ao serviço publico com 18 anos e já sabia desde pequeno que iria seguir esta carreira. Sempre quis fazer parte da família da lei e da ordem.”

O jovem agente cresceu em Elizabeth, filho de emigrantes de Parada de Gonta (o pai) e Murtosa (a mãe), onde também fez todo o percurso escolar até à academia policial; pais que, aliás, sublinha, “me deram todo o apoio na escolha de carreira, sabendo que era esta realmente a minha vocação. Sinto-me muito útil de farda, consciente de que estou agora em posição de poder ajudar as pessoas e contribuir para que esta comunidade e esta cidade em que cresci se possa tornar cada vez melhor.”