Artista português Bordallo II coloca obra em frente à Casa Branca

O artista Bordallo II voltou a tecer críticas à sociedade e aos seus governantes. Desta vez, atravessou o Oceano Atlântico para instalar uma obra mesmo em frente à Casa Branca, em Washington – a residência oficial do presidente norte-americano, Donald Trump.

Foi colocado um cartaz colado a uma carrinha, onde se lia “Governmental Advisory. Explicit Content” (“Aviso governamental. Conteúdo explícito”).

A mais recente obra de Bordalo II em Washington parece ser uma crítica à reticência de Donald Trump em aceitar a divulgação dos ‘Epstein Files’, um conjunto de documentos oficiais relacionados com Jeffrey Epstein, o milionário norte-americano condenado por crimes sexuais e tráfico de menores, que foi encontrado morto na prisão em 2019.

Os documentos mais importantes incluem depoimentos, transcrições e provas recolhidas no processo judicial contra Epstein e a sua ex-namorada, Ghislaine Maxwell, que está a cumprir uma pena de 20 anos de prisão por tráfico sexual.

Os documentos incluem ainda listas de nomes de pessoas mencionadas durante os processos, como testemunhas, cúmplices e potenciais vítimas, registos de voos do jato privado de Epstein e material apreendido nas suas propriedades.