Assinatura do memorando de entendimento entre o Camões, e a direcção escolar do estado do Utah, para o ensino e divulgação da língua portuguesa no estado

Outubro de 2020 um Memorando de Entendimento (MdE) entre o Camões, I.P. e a Direção Escolar do Utah que visa a promoção da Língua e Cultura Portuguesas nos Estados Unidos da América.

A Direcção Escolar do Estado do Utah foi representada no acto da assinatura pela Superintendente Estadual de Instrucção Pública, Sydnee Dickson. Pela parte portuguesa, o Embaixador de Portugal nos E.U.A., Domingos Fezas Vital, representou o Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Luís Faro Ramos.

Cerca de 60 mil alunos do ensino básico e secundário aprendem línguas estrangeiras no Estado do Utah, ao abrigo de programas de imersão bilingues, dos quais mais de 2.600 aprendem a Língua Portuguesa, nos diversos níveis de proficiência, em cerca de 18 escolas da Direcção Escolar (o programa de imersão bilingue Inglês-Português abrange 9 escolas do ensino básico, 1.° ciclo, 6 escolas do ensino básico, 2.° ciclo e 3 escolas do ensino secundário).

Com este Memorando de Entendimento pretende-se estabelecer os termos de cooperação no desenvolvimento de atividades educacionais conjuntas, a fim de apoiar o ensino e a aprendizagem das respetivas línguas e culturas; promover um melhor conhecimento e compreensão dos respectivos sistemas educativos; facilitar oportunidades de desenvolvimento profissional aos respectivos professores e administradores e estabelecer colaboração entre as escolas e encorajar a sua colaboração em projectos comuns.

No âmbito deste MdE, o Camões, I.P. e a Direcção Escolar do Estado do Utah reconhecem a importância das línguas inglesa e portuguesa como instrumentos de comunicação, entre indivíduos bem como entre países e o valioso papel que desempenham na troca de ideias nas áreas da economia, da ciência, da história e da cultura. Permitirá ainda alargar e dinamizar a promoção da língua e cultura portuguesas no Estado do Utah, dando, desta forma, uma maior consistência à nossa acção de âmbito nacional, abrindo-se a possibilidade de recrutamento de professores visitantes, altamente qualificados, com vistos J-1, à semelhança do que já acontece com os MdE entre o Camões, I.P. e o Departamento de Educação dos Ensinos Básico e Secundário de Massachusetts (MDESE) e com a Direcção Escolar de Miami-Dade, na Flórida, que foram recentemente renovados.

A Direcção Escolar do Estado do Utah pretende também alargar o leque da sua oferta, tendo como fundamento proporcionar aos seus estudantes uma vertente cada vez mais global da língua portuguesa (tal como vem sendo anunciado pela Direção da American Councils for International Education na promoção do exame NEWL de Português).

O ensino de português no Utah.

Este memorando vai permitir a divulgação da língua e cultura portuguesa desde o ensino básico, ao ensino secundário, mas a nível universitário a presença do ensino de Português é já uma realidade com Universidades como a Universidade de Utah a incluirem no departamento de línguas internacionais  estudos direccionados para a vertente portuguesa e brasileira, oferecendo a universidade um curso em estudos portugueses e brasileiros, que serve segundo a informação no portal da universidade para “o abrir de uma porta para a rica diversidade da história, música, literatura, Cinema e arte Lusófuna. Desde a descoberta de Vasco da Gama da rota marítima no final do século XV até à mais recente realização de importantes eventos de importância global com os portugueses a demonstrarem e a gozarem de uma influência cultural de longe alcance em todo o mundo.

Outras universidades, entre elas  a mais importante no estado de Utah, a Brigham Young University Provo oferecem também programas de português.