Associações portuguesas no estado da Califórnia estão a adaptar-se aos tempos de pandemia…

O estado da Califórnia não viu as celebrações do Divino Espírito Santo realizarem-se mas os salões das suas colectividades já se adaptaram aos novos tempos… O estado da Califórnia não permitiu de haver muita gente reunida e os portugueses decidiram celebrar as suas festas com “take out” porque as festas religiosas festejadas pelas comunidades portuguesas tinham de seguir, de uma forma ou de outra. Desde San Diego até ao norte deste estado.

Muitas tiveram o terço “online”, incluindo a missa solene em honra do Divino Espírito Santo e para as sopas, os salões ofereceram as sopas em forma de “take-out” para toda a comunidade como Artesia ofereceu para 1,800 pessoas, Chino para 600 e San Diego para mais de mil.

E assim se cumpriram as tradições – em modo COVID-19.

Artesia ofereceu varias vezes angariações de fundos para pagar as suas despesas e Rádio Televisão fez o mesmo pela segunda vez. Este fim-de-semana, em vez de terem a sua angariação do caranguejo, ofereceu ‘take-out’ com pratos de bacalhau, bifanas, bife à portuguesa, batatas fritas, bifanas com camarão e filhós.

Os pratos foram pré- vendidos e desde as duas da tarde até às seis, com as horas marcadas quan- do podiam passar pelo salão. Cinco mil pratos foram vendidos para esta angariação. “O salão de Artesia DES podia fazer muito dinheiro”, afirma o voluntário da distribuição da comida António Aguiar, “o salão é que não quer ou tem o povo para cozinhar. Mas como RTA teve uma dúzia de voluntários na cozinha, esta angariação foi um sucesso”.

O tesoureiro do RTA, Steve Miranda, disse que estava mais do que satisfeito pela forma como a comunidade respondeu e dá muito credito as voluntários que se ofereceram para tal evento. Manuel Aguiar, presidente do RTA, liderou e afirmou: “É cansativo mas um orgulho de ter voluntários prontos para nos ajudar como estes”.

O salão português de Artesia já teve vários “take-outs” em que a comunidade respondeu bastante bem. A cidade de Chino tem feito “take- out” menos vezes mas mesmo assim na semana passada decidiram ter um “take-out”, simplesmente um prato de feijão com carne, um prato que é oferecido à segunda-feira nas festas do Divino Espírito Santo.

Segundo as notícias que temos, muitos salões pela Califórnia estão a fazer o mesmo a vender comida em forma de “take-out”. As comunidades portuguesas podem não poder celebrar as suas festas, mas continuam a estar activas no coração das suas comunidades.