ATRIBUIÇÃO DE DIPLOMAS: Escola Portuguesa de Union comemorou quatro décadas de ensino

A Escola de Língua Portuguesa de Union, em New Jersey, chegou à importante marca dos 40 anos de existência. A data foi comemorada dia 22 de Maio, no salão da Igreja N. Sr.ª de Fátima em Elizabeth, com um almoço servido pelo restaurante ‘Valença’ e com a presença de uma centena de pessoas.

Os fundadores da escola não puderam estar presentes, mas enviaram uma mensagem em vídeo que foi emitida na festa.

A Comissão de Pais com o dedicado corpo docente da escola

Esteve presente o Coordenador do Ensino de Português nos EUA, José Carlos Adão, que é uma presença habitual nas actividades da escola e que ajudou a entregar os diplomas aos alunos finalistas e os certificados dos Exames do Instituto Camões aos alunos que fizeram este exame. A sua presença e as suas palavras dirigidas aos pais e alunos da escola são sempre uma inspiração e encorajam os alunos a continuar a aprender português, a ter orgulho na nossa língua e na nossa cultura e a olhar para a língua portuguesa como algo que lhes pode abrir portas no seu futuro profissional. 

A festa anual é o maior evento de angariação de fundos. É um evento organizado meses antes, pela Direcção de Pais, pais voluntários e os professores. Consiste num almoço, entrega de diplomas, sorteio de cestos temáticos conhecido por “tricky tray” e jogos para as famílias. “Costumamos também fazer um livro comemorativo onde pu-blicamos os patrocínios angariados pelos pais, onde destacamos os alunos finalistas e onde os pais podem escrever mensagens e enviar fotografias para mostrarem o orgulho que sentem por terem os filhos a aprender português”, afirma uma das voluntárias ligadas à escola.

Alunos finalistas, corpo docente e o convidado José Carlos Adão

Este ano houve 5 alunos finalistas a quem foram entregues as faixas de finalistas e um Di-ploma por terem concluído os 7 anos de escolaridade: Gabriela Fernan-des, Joanna Henriques, Giovanna Marques, Rodrigo Teixeira e Sophia Gonçalves, que não esteve presente na festa, mas um elemento da Direcção de Pais foi até sua casa para lhe entregar o diploma e a faixa.

A escola portuguesa de Union oferece 7 anos de escolaridade e tem alunos entre os 6 os 15 anos, leccionando diferentes níveis de português, do A1 para iniciantes ao nível B2 avançado. 

Este ano contou com 100 alunos e 4 professoras a leccionar: Daniela Silva, professora de duas turmas do 1.º ano e também Directora Peda-gógica; Lillian Cerqueira, professora do 1.º e 2.º anos; Soraia Mendes, professora do 3.º e 4.º anos e Cristina Carva-lheiro, professora do 5.º, 6.º e 7.º anos.

De momento, está a dar aulas exclusivamente online com alunos em 6 Estados: New Jersey, Nova Iorque, Pensilvânia, Maryland, Massachusetts e Flórida. 

As quatro professoras que leccionam em Union

“O nosso objectivo é manter o ensino online que nos permitiu dobrar o número de alunos neste último ano e chegar a mais pessoas”, afirma a directora pedagógica Daniela Silva ao jornal LA. “Vamos continuar a oferecer aulas online e talvez tenhamos um número suficiente de alunos interessados para podermos oferecer aulas presenciais também.”

A escola “tem como imagem de marca estar constantemente em inovação, por isso renovamos o nosso website este ano”, acrescenta a educadora. “Com uma imagem nova, mais moderna, queremos que as nossas famílias possam encontrar informação clara acerca da escola, e que possam acompanhar todas as novidades e trabalhos que os alunos vão fazendo para publicar. Esta renovação do website teve também como objectivo acolher novos interessados na nossa escola, esclarecer dúvidas, dar informação sobre a escola e os seus programas e dar a conhecer as pessoas que dela fazem parte. Uma vez que estamos online e temos alunos de cidades e Estados que ficam bastante longe, este novo website vai servir para encurtar distâncias. Podem visitar o website em: www.elpu.org.”