ATRIBUÍDA 1.ª BOLSA DE ESTUDOS EM MEMÓRIA DO FALECIDO ENFERMEIRO MARCO BRANQUINHO

🖋Por HENRIQUE MANO

O enfermeiro luso-americano Marco Branquinho, que faleceu aos 26 anos de idade na Flórida vítima de complicações resultantes de uma intervenção dentária, foi sábado último recordado em Palm Coast com a atribuição de uma bolsa de estudos em sua memória. À cerimónia, promovida pela PAES (Portuguese-American Educational Society) e decorrida no salão nobre do Portuguese-American Cultural Center, estiveram presentes os pais de Marco, Dina e Eddie Branquinho, a presidente da câmara Milissa Holland, o xerife do condado de Flagler Rick Staly e o presidente do Centro, António Amaral.

A comissão directiva da PAES resolveu designar a bolsa ‘Marco F. Branquinho “It’s A Beautiful Day To Save Lives” Scholarship’ em homenagem ao seu lema de vida (“Está um belo dia para salvar vidas”).

“Estamos extremamente agradecidos a todas as pessoas que contribuíram para esta bolsa que tanto honra a memória do nosso filho e que certamente contribuirá para que o seu legado se mantenha vivo”, afirmaram Dina e Eddie Branquinho. “Numa redacção que apresentou para uma das bolsas que recebeu, o Marco disse querer servir a cidade de Palm Coast e em especial a comunidade portuguesa como enfermeiro. O que conseguiu”.

Marco Branquinho era natural de New Jersey e faleceu a 16 de Junho deste ano, depois de ter permanecido vário dias em coma no Advent Health Hospital de Palm Coast, onde, aliás, era enfermeiro no bloco operatório. O pai, o primeiro vereador português eleito em Palm Coast, é um detective reformado que nasceu em Beja e a mãe é de Lagos. 

O jovem enfermeiro, depois de ter frequentado o Flagler Palm Coast High School, avançou para o Daytona State College, onde completou o programa de enfermagem. Para a sua formação académica, contribuíram as bolsas da PAES que lhe foram atribuídas em 2012, 2014, 2015 e 2016.

A PAES foi criada para promover o ensino e incentivar os jovens luso-descendentes na Flórida a seguirem formação superior. Este ano foram agraciados 11 alunos: Destiny Gonçalves (recipiente da ‘Marco F. Branquinho “It’s A Beautiful Day To Save Lives” Scholarship’), Nicole M. Prata, Briana Esteves, Jason Gomes, Kaitlyn Kehle, Natalie Kehle, Serinna Meister, Nicole Nabiço, Annalisa Pereira, Angélica Silva e Victor Torrão.

As bolsas foram todas entregues pela presidente da PAES, Ivone Carneiro, por forma a evitar múltiplos contactos físicos.

A comissão directiva da PAES inclui Manuel Carneiro, Catherine Carneiro, Rosa Costa, Ivone Carneiro, Ana Paula de Almeida, Paula Prata, Dina Branquinho, Samuel Prata e Jack Ataíde.

A primeira recipiente da primeira ‘Marco F. Branquinho “It’s A Beautiful Day To Save Lives” Scholarship’, Destiny Gonçalves, nasceu há 19 anos em Edison, NJ; o pai, Kenny Gonçalves, é natural de Newark, NJ, filho de imigrantes de Ponte da Barca e a mãe, Cindy Gonçalves, tem origens peruano-chilenas. A Destiny mudou-se para Palm Coast com 1 ano e meio, fez o liceu Matanzas High School, frequentou o Daytona State College e agora segue para a University of Central Florida, em Orlando, para se formar em ‘Physician Assistant’.