BBC: Cristiano Ronaldo é o jogador europeu do século

O capitão da selecção de Portugal, Cristiano Ronaldo, foi eleito Jogador Europeu do Século XXI numa votação levada a cabo pela britânica BBC.

A ‘BBC Sport’ pediu aos seus espectadores e seguidores nas redes sociais que votassem no futebolista europeu que mais gostaram de ver jogar nos últimos 21 anos, de entre uma lista de 64 jogadores pré-seleccionada pelos seus jornalistas.

A eleição prosseguiu, depois, numa espécie de eliminatórias de frente a frente, entre os vários jogadores seleccionados e foi Cristiano Ronaldo quem acabou por levar a melhor.

Na lista estavam jogadores que tivessem atuado em pelo menos uma grande competição no século XXI e tivessem disputado pelo menos 100 jogos desde o ano 20000, tendo igualmente em conta os êxitos internacionais, europeus e nos campeonatos internos, para além, claro, das distinções individuais.

A votação decorreu até dia 9 de Junho, através da hashtag #myeurofavourite, e Ronaldo acabou por vencer, batendo, na ‘final’ Andrés Iniesta, ao somar 56% dos votos contra 44% do espanhol.

Pelo caminho, nas rondas anteriores, CR7 deixou Maldini, Zidane (aqui com uma luta renhida, 51% contra 49%), Thierry Henry, Modric, Benzema e Kane.

Harry Kane pode render  Cristiano Ronaldo

O futuro próximo de Cristiano Ronaldo continua a dar que fala em Itália, e, dada a incerteza em torno da continuidade na Juventus, a direcção liderada por Andrea Agnelli vai sondando o mercado em busca de um substituto à altura.

Depois de nomes como Edin Dzeko (da AS Roma), Mauro Icardi (do Paris Saint-Germain), Arkadiusz Milik (do Mar-seille), Dusan Vlahovic (da Fiorentina) ou Gabriel Jesus (do Manchester City), eis que, esta quinta-feira, surge na lista de potenciais candidatos o de… Harry Kane.

O portal italiano ‘Calciomercato’ publicou ontem que a ‘Vecchia Signora’ já terá encetado contactos por mais do que uma vez com o internacional inglês, pelo qual o Tottenham exige receber uma verba na ordem dos 150 milhões de euros.

O avançado de 27 anos aufere, actualmente, cerca de 12 milhões de euros líquidos por ano, um valor considerado acessível pelo conjunto transalpino. 

No entanto, a concorrência de clubes como Manchester City ou Manchester United prometem complicar as contas.