Bernie Sanders: Senador democrata quer impedir Trump de atacar Teerão

O senador Bernie Sanders e outros congressistas do Partido Democrata apresentaram uma resolução para impedir o Presidente Donald Trump, de usar força militar contra o Irão sem autorização prévia do Congresso, foi recentemente divulgado.

Num comunicado para apresentar a iniciativa, entregue na segunda-feira e intitulada “Não à guerra com o Irão”, Sanders afirmou que os ataques ordenados pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, contra a República Islâmica “violam o Direito internacional e correm o risco de desencadear uma guerra regional”.

“Os nossos Pais Fundadores confiaram o poder de declarar guerra exclusivamente aos representantes eleitos do povo no Congresso. É imperativo deixar claro que o Presidente não tem autoridade para iniciar outra guerra dispendiosa sem a autorização explícita do Congresso”, sublinhou o ex-candidato presidencial e senador independente, eleito por Vermont.

Além de Sanders, a resolução conta com o apoio dos senadores Peter Welch, Elizabeth Warren, Jeff Merkley, Chris Van Hollen, Ed Markey, Tammy Baldwin e Tina Smith.