BETHLEHEM, PA | Clube Português está encerrado desde Janeiro mas faz nova Assembleia Geral em Junho para tentar ultrapassar impasse

• Por HENRIQUE MANO | News Editor

Continua encerrado ao público em geral e associados (salvo algumas excepções) o Clube Português de Bethlehem, no estado da Pensilvânia – pôde apurar o jornal LUSO-AMERICANO junto de Ana Viçoso, a Presidente da Mesa da Assembleia Geral em funções.

A colectividade, sediada no 337 da Broadhead Avenue, decidiu encerrar portas no dia 15 do passado mês de Janeiro deste ano, por falta de voluntários que ocupassem os principais cargos directivos indispensáveis para que o Clube funcione da melhor maneira.

Na altura, tal como o nosso jornal aliás noticiou, tinha ficado marcada uma Assembleia Geral Extraordinária com tópico único de discussão: acabar com a crise directiva e reabrir o Clube.

Esse plenário decorreu no passado dia 6 de Abril, com a presença de cerca de 28 associados – revelou Ana Viçoso ao LA. “E ninguém se prontifico a ocupar os cargos de direcção, pelo que a situação se mantém”, afirma, explicando: “ou seja, o salão de festas está disponível para quem o quiser alugar, mas nada mais”.

Há um cansaço e saturação por parte dos poucos membros que têm mantido o Clube funcional nos últimos anos; o último Presidente, Arnaldo Jorge, por exemplo, exerceu um mandato de vice-presidente e logo de seguida outro de Presidente, tendo optado por dar a vez a outros no final de 2024.

A própria Ana Viçoso, que nasceu no distrito de Aveiro e emigrou para os Estados Unidos com tenra idade, já é sócio há 60 anos e foi Presidente da direcção durante o biénio muito complicado do pico da COVID-19 (2020-21). E apela: “por favor não permitam que o nosso Clube se mantenha fechado. O Clube é de todos nós e todos temos a responsabilidade de fazer com que continue a representar as nossas tradições no vale de Lehigh”.

Está planeada uma Assembleia Geral Extraordinária para que se tente ultrapassar o impasse para o mês de Junho – com dia a anunciar.

Entretanto, o Clube Português fará uma festa alusiva ao Dia da Mãe a 17 de Maio.

Entretanto, vale lembrar que, apesar desta situação lamentável, a vida portuguesa na comunidade continua e de louvar é o facto de o dinâmico construtor José Tavares ter reanimado o Rancho Folclórico “Portugal no Coração”, que dia 5 deste mês celebrou mesmo o seu 14.º aniversário com uma grandiosa comemoração.

Quem estiver interessado em fazer parte da direcçõ, poderá ligar para Ana Viçoso atravees do número de telefone (610) 730-1586.