Bom-dia com o Luso-Americano. Veja aqui os tópicos do dia (7 de Maio).

501

EUA

1.     Nos EUA foram contabilizados ontem 1,219,000 casos de coronavírus com 72,468 mortes. Ontem foram também contabilizados 321,192 casos em Nova Iorque com 25,236 mortes e em New Jersey foram 131,890 casos com 8,412 mortes. Phil Murphy governador de New Jersey anunciou a extensão do estado de emergência por mais 30 dias.

2.     A pandemia de coronavírus está a criar uma crise de fome: mais de 17% das crianças nos Estados Unidos carecem de comida suficiente segundo uma pesquisa realizada – uma taxa três vezes maior do que durante o pior da Grande Recessão, por exemplo. As explicações mais prováveis são o aumento do desemprego e a interrupção ou redução de alguns programas de refeições escolares.

3.     Quarenta e cinco por cento dos pais dizem que estão a despender mais tempo do que as suas esposas na educação escolar dos filhos. E quantas mães concordam com essa avaliação? Apenas 3%, de acordo com uma pesquisa.

4.     Pelo menos sete pessoas morreram e centenas ficaram feridas após uma explosão de gás numa fábrica química no leste da Índia.

5.     O novo primeiro-ministro do Iraque é Mustafa al-Kadhimi, ex-chefe de inteligência com o apoio dos EUA e do Irão.

6.     Os cientistas estão a estudar as alpacas, mamífero artiodáctilo da família dos camelídeos com origem no Perú e na Bolívia para pesquisar anticorpos do covid-19. Um novo estudo descobriu que os animais podem ser úteis para neutralizar o coronavírus.

7.     A empresa ADP adiantou que 20,2 milhões de pessoas perderam o seu emprego no sector privado durante o mês de Abril.

8.     As acções da Lyft aumentaram mais de 16% . Ainda assim, o número de serviços realizados caiu 75% em Abril, graças ao COVID-19. A Uber demitiu cerca de 14% da sua força de trabalho.

9.     A multinacional GM apresentou lucros no primeiro trimestre de 2020.  A empresa estabeleceu a data de 18 de Maio para reabrir a maioria das suas plantas norte-americanas.

10.  A liga alemã de futebol- Bundesliga- avançou que vai retomar os campeonatos este mês sem espectadores nos estádios.

11.   A Gap planeia reabrir 800 das suas lojas até o final do corrente mês.

Portugal

1.     Covid-19: Portugal com 1.105 mortos e 26.715 infetados. Portugal regista hoje 1.105 mortes relacionadas com a covid-19, mais 16 do que na quarta-feira, e 26.715 infetados (mais 533), segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela DGS.

2.     Covid-19: Redução de IVA para comprar máscaras e gel entra em vigor na sexta-feira. A isenção da taxa de IVA para as transmissões e aquisições intracomunitárias de máscaras respiratórias e gel desinfetante e a redução no IVA para 6% na compra destes produtos de combate à pandemia entram em vigor na sexta-feira.

3.     Três candidatos vão a votos nas eleições do FC Porto. Matos Fernandes, presidente da Mesa de Assembleia Geral do FC Porto, confirmou hoje a validação de três candidaturas aos órgãos sociais do clube e quatro ao Conselho Superior.