Bom-dia com o Luso-Americano. Veja aqui os tópicos do dia ( 8 de Maio).

442

EUA

1.     Nos EUA foram contabilizados ontem 1,249,503 casos de coronavírus com 75,196 mortes. Ontem foram também contabilizados 327,469 casos em Nova Iorque com 26,206  mortes e em New Jersey foram 133,635 casos com 8,801 mortes.

2.     A reabertura económica começou: no Alasca, Geórgia, Oklahoma e Carolina do Sul – estados que removeram algumas restrições – houve pouco aumento no número de pequenas e médias empresas que reabriram as suas portas ou na quantidade de tempo que as pessoas passam no trabalho, segundo uma análise de economistas. Os gastos do consumidor aumentaram, mas não muito mais do que nos estados que permanecem fechados.

3.     A decisão do Departamento de Justiça de arquivar acusações criminais contra Michael Flynn continua a ser motivo de discussão para a administração Trump: em várias ocasiões, a Casa Branca lidou com questões criminais de maneiras altamente favoráveis aos aliados políticos.

4.     O coronavírus está a atingir comunidades latinas mais novas e menos estabelecidas – como várias no Oregon, Iowa e Washington – com bastantes casos que merecem uma atenção redobrada. Em Iowa, por exemplo, os latinos representam 6% da população, mas mais de 20% dos casos relatados de coronavírus. Os afro-americanos também estão a ser atingidos desproporcionalmente.

5.     Um novo estudo sugere que as pessoas que tiveram o coronavírus podem estar protegidas contra o vírus novamente, pelo menos por um período de tempo.

6.     O estado do Nebraska descobriu como usar apenas um teste de vírus em cinco pessoas diferentes.

7.     Manifestantes reuniram-se em Indianápolis depois de três pessoas terem sido mortas em oito horas – duas em tiroteios e uma que foi atingida pelo carro de um policial.

8.     Confinados em casa, as pessoas estão a abandonar as suas rotinas de beleza – e empresas como Sephora e Estée Lauder estão a sentir esses efeitos.

9.     A empresa Neiman Marcus tornou-se o segundo maior retalhista a pedir falência durante a pandemia de coronavírus.

10.  Os empréstimos ao consumidor nos EUA caíram 3,4% em Março.

11.   A Moderna, empresa farmacêutica, recebeu a aprovação da FDA para um estudo de fase 2 de sua vacina contra o coronavírus. A empresa espera iniciar a fase 3 neste verão.

Portugal

1.     A Qatar Airways anunciou hoje que vai retomar a operação de forma faseada, prevendo chegar em maio a 52 destinos e a 80 em junho, antecipando voltar a voar para Portugal a partir de 01 de julho.

2.     A Meia Maratona e a Maratona de Lisboa foram adiadas para 2021, disse o presidente do Maratona Clube de Portugal, considerando a decisão “pragmática” e de “grande responsabilidade social”.

3.     O presidente do Benfica reconheceu hoje que o clube vai “atravessar dificuldades” devido à pandemia de covid-19, mas isso não impedirá o campeão português de futebol de “cumprir com toda a gente, seja dentro de casa, seja fora”.