Bom-dia com o Luso-Americano. Veja aqui os tópicos do dia.

498

 EUA

·      Nos EUA estão contabilizados 1,200,000 casos de coronavírus com 70,683 mortes. Ontem foram contabilizados321,192 casos em Nova Iorque com 25,028 mortes e em New Jersey foram 130,593 casos com 8,244 mortes.

·      O número de crianças atingidas por uma doença misteriosa – provavelmente com ligações ao Covid-19 – está a aumentar. Actualmente, existem pelo menos 50 casos conhecidos no estado de Nova York e vários outros nos Estados Unidos e na Europa. Os sintomas incluem febre, erupção cutânea, dor abdominal, vómitos e diarreia; nenhuma criança faleceu, mas muitas precisam de ventiladores.

·      O governo Trump planeia dissolver o seu “Coronavírus Task-force” nas próximas semanas. O vice-presidente Mike Pence disse que a decisão foi tomada tendo em atenção, “o progresso que observámos no país ” – apesar de evidências de que o surto ainda está a decorrer. Esta equipa foi uma parte essencial da resposta do presidente Trump conjuntamente com os conhecidos médicos especialistas, Deborah Birx e Anthony Fauci.

·      O coronavírus pode ter chegado à Europa no final de Dezembro. A nova evidência relata o caso de um homem de 42 anos na área de Paris, França que não viajou para fora do país. A ser verificada essa situação, a descoberta significaria que o vírus, possivelmente já se encontrava fora da China antes da data oficial.

·      Os EUA enfrentam uma escassez de carne, muito devido aos múltiplos casos de coronavírus detectadas em unidades de processamento de carnes. As rigorosas condições de trabalho nas fábricas parecem ser uma das principais razões.

·      A Disney anunciou os seus resultados financeiros. A receita do trimestre superou as expectativas em 18 bilhões de dólares, mas o COVID-19 custou 1,4 bilhão de dólares em lucro operacional.

·      A Califórnia processou a Uber e a Lyft por supostamente não reclassificar os seus trabalhadores contratados como funcionários da AB5, uma nova lei que entrou em vigor em janeiro. O processo poderá resultar em milhões em multas e salários não pagos para motoristas.

·      A empresa Airbnb demitiu um quarto de seus funcionários, pois espera uma queda de receita para 50% dos níveis de 2019.

·      A Norwegian Cruise Line alertou sobre um possível processo de falência e mencionou que há “dúvida substancial” sobre seu futuro como empresa.

·      A empresa Starbucks espera abrir 85% de suas lojas nos EUA até o final desta semana.

·      O valor da dívida familiar nos Estados Unidos aumentou para um recorde de 14,3 trilhões de dólares no primeiro trimestre de 2020.

Portugal

·      Covid-19: MNE defende que imagem de Portugal sai reforçada da crise. O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou hoje que a imagem de Portugal sai reforçada da crise de covid-19, alegando que se conseguiu unidade política mantendo a democracia viva e preservando as capacidades de resposta, por exemplo do SNS.

·      Portugal regista hoje 1.089 mortos relacionadas com a covid-19, mais 15 do que na terça-feira, e 26.182 infetados (mais 480), segundo o boletim epidemiológico.