Breves

Candidatura à Nato – Portugal apoia adesão da Suécia

Portugal apoia a decisão anunciada pela Suécia de se candidatar à NATO e conta estar “entre os mais rápidos” dos 30 países-membros a ratificar a adesão tanto da Suécia como da Finlândia, disso o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Em declarações aos jornalistas à margem de um Conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), em Bruxelas, João Gomes Cravinho, questionado sobre o desejo da Suécia de se tornar membro da Aliança Atlântica, oficialmente anunciado por Estocolmo, começou por dizer que “o Governo português tomou nota e apoia esta decisão do Governo sueco, tal como em relação à posição assumida pelo Governo finlandês”.

Morte de português em violento assalto em Joanesburgo

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) lamentou a morte de um português esta segunda-feira num violento assalto à mão armada em Joanesburgo, capital económica da África do Sul, e que provocou ferimentos graves noutro, afirmando estar a “acompanhar” a situação.

O proprietário português de um estabelecimento comercial no leste de Joanesburgo, Gilberto Abreu, (que também era um proeminente colaborador da colectividade local Luso África), foi baleado mortalmente durante um violento assalto à mão armada que provocou ferimentos graves noutro português que visitava a loja. Fonte próxima da família das vítimas referiu que o incidente ocorreu no bairro português de Primrose, leste de Joanesburgo, quando quatro assaltantes armados irromperam pelo estabelecimento comercial de Gilberto Abreu, baleado mortalmente com quatro tiros.“ O MNE, através do consulado-geral em Joanesburgo, está a acompanhar a situação através de contactos com as autoridades locais e com as famílias”, referiu o gabinete do ministro João Gomes Cravinho.

A segunda vítima, também de nacionalidade portuguesa, Mário Tavares, que se encontrava no estabelecimento no momento do assalto, encontra-se hospitalizado com ferimentos graves nos cuidados intensivos do Union Hospital, em Alberton, após ter sido baleado também com quatro tiros, explicou a mesma fonte.

O incidente comoveu o clube português Luso África, em Primrose, que tem sido assaltado “practicamente quase todos os meses”, referiu fonte da colectividade portuguesa.

Semana do Médico de Família

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou para a possibilidade de a curto prazo existirem cerca de 400 mil utentes sem médico de família na região.

“Na semana passada expressámos a nossa preocupação por existirem 160 mil utentes na região Centro sem médico de família, mas o alerta é de que, a muito breve prazo, serão muito mais do que isso, porque existem neste momento 200 mil utentes seguidos por médicos de família com mais de 65 anos”, disse Carlos Cortes.