Breves

Açores com 2.ª dose – Reforço da vacina

A administração da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 a idosos com 80 ou mais anos e a residentes nos lares arrancou nas ilhas Terceira e Santa Maria, anunciou o Governo Regional dos Açores.

De acordo com uma nota publicada na página da Internet do executivo, “nos dias subsequentes, o mesmo acontecerá nas restantes ilhas, por forma a que na próxima semana o processo contemple todo o arquipélago”.

Segundo a Direcção Regional da Saúde, “a finalidade principal da administração, nesta fase, é a protecção contra doença grave e morte por Covid-19 destas populações de maior risco e mais vulneráveis”.

De acordo com o mais recente boletim da Autoridade de Saúde Regional, a região conta com 4.546 casos activos de infecção.

Segundo a mesma entidade, já foram administradas nos Açores 554.665 doses da vacina contra a covid-19.

Tecnologia na Madeira – Participação do Secretário de Estado da Economia

O secretário de Estado da Economia, João Neves, vai participar na abertura do “#CreateFunchal”, um novo evento dedicado à tecnologia e inovação promovido pela Câmara Municipal do Funchal, que decorre no dia 27 de Maio, indicou a autarquia.

“Esta iniciativa pretende mostrar o posicionamento estratégico da Câmara do Funchal para o seu futuro”, disse a vice-presidente, Cristina Pedra, na conferência de apresentação da iniciativa, organizada em parceria com o ITI – Interactive Technologies Institute.

A autarca sublinhou que a Câmara do Funchal pretende um “futuro associado às tecnologias, à desmaterialização, às indústrias criativas”, com uma vertente ligada à ciência e investigação, mas também à criação de empresas e à modernização da economia.

Da parte do ITI, Pedro Campos explicou que o “#CreateFunchal” foi projectado para “posicionar a cidade na cadeia de valor global das indústrias criativas”, em particular as dedicadas ao sector dos videojogos.

“Esta indústria derrama sobre todas as outras uma grande parte do seu investimento”, afirmou, realçando que o mercado dos videojogos está a “crescer exponencialmente” e o Funchal pode “jogar cartas internacionais neste sector”.

A 1.ª edição do “#CreateFunchal” decorre no dia 27 de Maio, no Teatro Municipal Baltazar Dias, com a participação de oradores nacionais e internacionais, como João Neves, secretário de Estado da Economia, Bacelar Pinto, administrador da Agência Nacional de Inovação, Coelho Cândido, vice-chefe do Estado-Maior da Armada, Matteo Scialanga, representante da Amazon Game Tech, e Craig Barron, do estúdio Codewizards.