BRIDGEPORT, CT | Assembleia Geral no ‘Vasco da Gama’
A 20 de Dezembro do ano findo (2021), o Centro Cultural e Cívico ‘Vasco da Gama’ completou os seus 95 anos de vida, o que é sempre de louvar em qualquer organização de carácter social e só por ter chegado até aqui sem interrupções, já foi um feito relevante.
Fundado em 1931, e segundo os mais velhos, o clube teve o seu lançamento numa garagem de grande dimensão e que aí se manteve até ao ano de 1947, data e que se mudou para a Harral Avenue em Bridgeport e aí se manteve até ao ano de 1977 – data em que se mudou para a actual sede, edificada para o efeito, na James Street.
Quanto a nós, esta efeméride merecia nem que fosse uma pequena celebração, por aquilo que o clube representa para os sócios e toda a comunidade, mas, por várias razões, não foi possível fazê-lo. Melhores dias virão…
É de praxe que se mencionem os nomes dos fundadores, porque, graças a eles, o ‘Vasco da Gama’ é o orgulho de todos nós que, como membros, sentem longe da terra o sangue português a pulsar nas veias. Bem hajam!
Eis os nomes dos fundadores: Manuel Amaral, Brás Pimenta, Abel Ferreira, António Costa, Florindo Vieira, José Olívia, David António, José S. Maia e António S. Nogueira.
Já a primeira direcção, eleita em 1931, era assim composta: presidente Aníbal Cabral Nunes; vice-presidente Francisco Ferreira; 1.º secretário David António; tesoureiro António Borges; recebedor José Carneiro; conselheiro fiscal Bernardino Rosa e Agostinho Mendes; mestre-de-cerimónias José A. Borges; guarda interno Manuel Pestana.
Com voto de louvor e gratidão a todos os que têm servido o clube desde o primeiro dia até aos nossos tempos, com vontade, amor, respeito carinho.
Bem hajam todos.