CALIFÓRNIA. 350 pessoas participaram em ‘Mariscada’ de sucesso que também arrecadou fundos para a Radio Televisão Artesia
A Rádio Televisão Artesia realizou mais uma vez a sua angariação de fundos, essencial para a continuidade da sua actividade. É a única emissora televisiva nos Estados Unidos da América a funcionar exclusivamente com o apoio voluntário de pessoas que oferecem o seu tempo livre.
A iniciativa mais bem-sucedida tem sido o tradicional jantar de caranguejo. Apesar do aumento constante do preço do caranguejo, a direção decidiu arriscar e oferecer novamente o modelo “all you can eat”.
“O caranguejo tem ficado cada vez mais caro, e por isso fomos obrigados a subir os preços. Como resultado, tivemos cerca de 100 a 120 pessoas a menos em comparação com anos anteriores”, contou-nos um dos directores.
O evento é divulgado principalmente através do passa-palavra, entre amigos da RTA e membros da comunidade portuguesa que, ano após ano, convidam aqueles que apreciam caranguejo. Este ano, a direcção teve a ideia de pedir ao público que deixasse o seu nome, telefone ou e-mail, para serem notificados directamente sobre futuros jantares.
“Eu sou afro-americana, não entendo nada de português, mas venho sempre — já lá vão uns sete anos. Apesar do preço estar mais alto, vale a pena, porque dá para comer e beber até fartar! E olhe, o cozinheiro está de parabéns. Deve ser uma receita vossa, dos portugueses”, disse a Sra. Lincoln, entre risos.
Este ano, cerca de 350 pessoas participaram do jantar no salão, enquanto cerca de 75 optaram pelo serviço de ‘take-out’. O tesoureiro, Steve Miranda, mostrou-se satisfeito com a adesão:
“Nem todos os que participaram são portugueses, como tem acontecido desde que começámos com este tipo de jantar. Tivemos o apoio do governo local, de vários presidentes de câmara das cidades vizinhas e até do nosso congressista em Washington D.C. Está tudo a correr bem. Ah! E um agradecimento especial ao cozinheiro Manuel Aguiar, que também é o Presidente da Rádio Televisão Artesia Broadcasting.”