Cantor Madeirense faz dos sonhos possibilidade e segue carreira artística em Nova Iorque

Renato Camara nasceu na ilha da Madeira de onde a sua família é natural. Viveu no arquipélago até aos 18 anos, depois mudou-se para Lisboa para seguir uma educação superior em Arquitectura.

Sobre a mudança para os Estados Unidos, afirma, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO: “Eu vivo nos EUA já há 10 anos. Mudei-me sozinho, inicialmente para a Califórnia, mas agora vivo em Nova Iorque. Mudei-me por razões profissionais. Os meus pais e a maioria da minha família vive na Madeira. Eu sou a única pessoa da minha família a viver nos EUA.”

Quando e como é que surgiu a música na sua vida?

A música foi o meu primeiro amor. A paixão vem sem dúvida devido a influencias do lado materno da família. A minha mãe cantava e o meu avó era musico e cantor também, então eu canto desde que era pequeno. Costumava cantar em pequenos espectáculos na minha cidade e desde ai participei em diversos projectos musicais. Um desses projectos aconteceu em Londres, Reino Unido quando estudei durante um período de tempo na Escola de Música de Londres.

Foi para Londres em que ano?

Fui para Londres em 2010 e vivi lá durante 3 anos. Eu fui por razões profissionais (sou arquitecto também) e nessa altura Portugal estava numa recessão económica profunda. Mas também decidi mudar-me para Londres pelas imensas oportunidades que a cidade tinha no campo musical, e que Portugal não tinha na altura. Daí ter estudado na London Music School, foi uma experiência incrível onde aprendi imenso e tive contacto com outros artistas de todo o mundo. E foi depois de ter estudado nessa escola que comecei a compor as minhas próprias músicas e a aprender um pouco de produção musical.

Escreve e produz as suas próprias músicas?

Sim, escrevo todas as minhas canções e já produzi algumas até ao momento.

Como é que é esse processo?

Normalmente começo por compor a melodia quando surge a inspiração para tal, depois escrevo a letra e a última fase deste processo é a produção. Normalmente colaboro com alguns produtores, Big Chris Flores que é um produtor de Los Angeles e já colaborou com nomes bastante conhecidos como Fergie dos Black Eyed Peas e outro dos produtores com quem colaboro é dos Países Baixos, Jume. É tudo feito remotamente, uma nova forma de colaborar a que nos habituamos desde a pandemia pela COVID-19, e que nos permite colaborar e conhecer melhor outras formas de produzir música à distância.

Faz da música a sua vida?

A música é o meu foco principal de momento mas ainda realizo alguns trabalhos na área em que me formei em Portugal, arquitectura e ainda pinto no meu tempo livre.

Toda a música deste artista, Renato Camara, está disponível em todas as plataformas de streaming, youtube, spotify, apple music, e pode ser encontrada mais facilmente através do site www.renatocamara.com.