Casado com activista brasileira, democrata John Fetterman derrota republicano Mehmet Oz e vence vaga no Senado Federal

Na quarta-feira, 9 de Novembro, o candidato democrata John Fetterman venceu na Pensilvânia a disputa acirrada para a vaga no Senado dos EUA. Ele conquistou o assento ocupado anteriormente por um legislador republicano, ao mesmo tempo que recupera-se de um derrame cerebral, dando esperança aos democratas de manter a maioria na Câmara dos Representantes.

Fetterman, governador interino da Pensilvânia, venceu o oponente Mehmet Oz, um cirurgião cardíaco rico, de fala mansa e que tornou-se celebridade na TV. Ele creditou a vitória à estratégia de campanha “cada condado, cada voto”, na qual o candidato tatuado, trajando suéter com capuz tentou levar o Partido Democrata às regiões operárias de maioria branca que têm cada vez mais rejeitado o partido.

. Luta por votos:

“Isso foi exactamente o que aconteceu”, disse Fetterman, de 53 anos, à uma multidão animada durante um show em Pittsburgh. “Nós os agrupamos, persistimos. Eu nunca pensei que tornaríamos esses condados vermelhos em azuis, mas fizemos aquilo que tínhamos que fazer, espalhamos o diálogo através de todos esses condados”.

Durante a campanha, ele prometeu ser o 51.º voto democrata na aprovação de leis que garantam os direitos ao aborto, cuidados de saúde, casamento entre pessoas do mesmo sexo, sindicatos e votação, assim como o aumento da hora mínima de trabalho.

. Casado com activista brasileira:

John é casado com a activista comunitária Gisele Barreto Fetterman, natural do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, que emigrou aos EUA com a mãe e o irmão ainda na pré-adolescência, Antes de radicar-se na Pensilvânia, a brasileira viveu nos estados de New York e New Jersey.

. Disputa política:

Fetterman utilizou o derrame cerebral, que sofreu em Maio, como símbolo de superação durante a campanha política num estado de maioria republicana. Em contrapartida, Oz o acusou de “desonestidade” por não revelar com detalhes as sequelas do derrame. John respondeu que o derrame o fez ainda mais consciente das milhões de pessoas que sofrem de problemas médicos.