Chino Valley D.E.S. celebra Festa em Honra da Nossa Senhora de Fátima com Procissão de Velas

Pela primeira vez, a direcção do Chino Valley DES, iniciou a sua festa em Honra da Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de Maio, levando a imagem da Nossa Senhora à rua e rezando o terço no parque da rotunda – rua aonde se encontra o salão Chino DES. 

As duas comunidades portuguesas entre o Chino e Artesia fazem a festa, onde normalmente Chino segue Artesia para não serem as duas ao mesmo tempo. Desta forma, as duas bandas filarmónicas do Divino Espírito Santo podem assistir a ambas as festas. 

Como o dia 13 foi este ano a uma terça-feira, a direcção do Chino Valley D.E.S. decidiu levar o andor da Nossa Senhora à rua e passar pelas inúmeras ruas do Chino – e não à volta do parque de estacionamento como se tem feito pelos últimos anos. 

De quarta a sexta-feira, o terço foi rezado no salão, e no sábado, a liderança da oração esteve a cargo da juventude local. 

Marco Rocha, Presidente da direcção, deixou um apelo aos pais dos jovens para lhes ensinarem português, pois caso não o façam “o português desaparece, e festas sem serem em português não tem sentido”.

No fim do terço, houve concerto da cantora Emily, que tem corrido o estado da Califórnia com as suas actuações, assim como a costa leste dos Estados Unidos, do Canadá, e até os Açores e Portugal Continental. 

Emily tem trinta anos de carreira como cantora e é autora de muitas canções do seu repertório. 

No domingo, a missa solene realizada no salão foi liderada pelo padre Domingues Rocha, seguindo-se a procissão pelas ruas do Chino. Também foi servido cozido à portuguesa a todos presente. 

No fim do almoço, houve actuações das bandas filarmónicas de Artesia e Chino. No fim do dia, o Adeus à imagem da Nossa Senhora à volta do salão. 

Marco Rocha revelou-se satisfeito com o desenrolar da festa, ressaltando que apesar de diferente dos anos anteriores, no que diz respeito ao facto da procissão ter sido “feita no inicio da festa”, essa foi uma ideia de “nós todos (a direcção)” pois “concordamos que deveria ser feita assim.