CIBERSEGURANÇA: Grupo de ‘hackers’ invade redes governamentais dos EUA

O Federal Bureau of Investigation (FBI, na sigla em inglês) e a Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos emitiram um comunicado conjunto na última sexta-feira afirmando que um grupo de ‘hackers’ invadiu algumas redes governamentais devido a falhas de segurança nos sistemas electrónicos. 

O acesso às redes foi possível pela combinação de ‘bugs’ de VPN e do Windows.

De acordo com o comunicado, os ataques tiveram como alvo redes governamentais federais e estaduais, locais, tribais e territoriais. 

Invasões em redes não governamentais também foram identificadas. 

O documento ainda levantou uma possível relação dos ataques com a aproximação das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

 “A CISA está ciente de alguns casos em que esta actividade resultou em acesso não autorizado a sistemas de apoio às eleições; no entanto, a CISA não tem evidências até ao momento de que a integridade dos dados eleitorais tenha sido comprometida”, relata o alerta de segurança.

“Embora pareça que esses alvos não estejam sendo seleccionados por causa de sua proximidade com as informações eleitorais, pode haver algum risco para os dados armazenados nas redes do governo”, acrescentaram as autoridades.

Segundo o comunicado, os ataques exploraram duas falhas nos sistemas do governo americano.