COMUNIDADE PORTUGUESA CRESCE NO 6.º MAIOR ESTADO NORTE-AMERICANO

• Por HENRIQUE MANO | News Editor

A comunidade portuguesa no estado norte-americano do Arizona, no sudoeste dos Estados Unidos, está a conhecer um crescimento saudável e prepara-se mesmo para, pela primeira vez na história, festejar o 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

A informação é avançada em exclusivo ao jornal LUSO-AMERICANO pelo Presidente da direcção do Portuguese-American Heritage Club of Arizona, Inc. (PortAZ), Miguel Rocha Labrego; a única agremiação lusa no ‘The Grand Canyon State’ foi criada em 2024 e, face ao crescimento da presença lusa na região, até já sonha com uma sede própria…

O Arizona é um estado árido no faroeste dos Estados Unidos que também atrai (à semelhança da Flórida) pensionistas e reformados do nordeste do país

De acordo com os números mais recentes do recenseamento populacional dos Estados Unidos, viverão no estado do Arizona perto de 20 mil portugueses (ou 0,28% do total da sua população). O Arizona, cuja capital administrativa é Phoenix, tem 7.582.384 moradores e é o 14.º estado mais populoso do país (tendo-se juntado à União em 1912)

“Fundámos o PortAZ no ano passado e acabámos de levar a efeito o nosso segundo evento de carácter social”, conta Miguel Labrego, em entrevista ao nosso jornal – referindo-se a um encontro decorrido em Tempe no último dia 22 de Março, onde estiveram 113 pessoas. “Por estarmos no Arizona, temos o desafio único de ter os nossos membros espalhados por todo o estado, ao contrário das comunidades da Costa Leste ou da Califórnia, que têm uma elevada concentração em áreas mais aglomeradas”.

Dois portugueses residentes no Arizona que recorreram aos serviços de uma visita consular proporcionada pelo Consulado-Geral de São Francisco – o consulado de tutela

Em Dezembro de 2024, o PortAZ juntou-se pela primeira vez no Desert Horizon Park, em Scottsdale, reunindo perto de uma centena de pessoas (incluindo o cônsul-geral de Portugal em São Francisco, Filipe Ramalheira – uma vez que o Arizona está sob a área de jurisdição daquela rede consular).

Aspecto do evento de Dezembro passado em Tempe organizado pelo Portuguese-American Heritage Club of Arizona; Miguel Rocha Labrego (3.º da direita) é o Presidente

De acordo com Labrego, a associação fará em Junho a primeira comemoração alusiva ao Dia de Portugal, ocasião em que irá igualmente fazer um leilão e vender rifas  como forma de “angariar fundos para a nossa futura sede física”.

O Presidente explica que o espaço servirá para que “possamos manter viva a nossa herança e cultura, um local para comida e música portuguesas (ambas inexistentes aqui), aulas de português, bolsas de estudo e muito mais”.

Os portugueses no Arizona começaram por se organizar nas redes sociais, onde existe um grupo com 550 membros no Facebook. “Embora as pessoas quisessem criar um clube, ninguém dava o primeiro passo”, conta, daí ter decidido “assumir o comando no início do ano passado e, com a ajuda dos meus colegas de direcção, estamos finalmente a fazê-lo”.

Miguel Rocha Labrego nasceu e cresceu em South River, no estado de New Jersey, e diz recordar-se “com carinho de ver os meus pais e muitos familiares a lerem o LUSO-AMERICANO e a frequentarem o clube português”.

É filho de emigrantes de Gafanha da Boa Hora (Vagos-Aveiro), que se mantêm em South River, NJ.

O ARIZONA E A PRESENÇA PORTUGUESA

De acordo com os números mais recentes do recenseamento populacional dos Estados Unidos, viverão no estado do Arizona perto de 20 mil portugueses (ou 0,28% do total da sua população). O Arizona, cuja capital administrativa é Phoenix, tem 7.582.384 moradores e é o 14.º estado mais populoso do país (tendo-se juntado à União em 1912).

O minhoto Rui Pereira foi o primeiro português eleito por força do voto popular para um cargo político no Arizona; hoje é cônsul honorário de Portugal no ‘Estado do Grand Canyon’

O Estado português nomeou o seu 1.º cônsul honorário no Arizona em 2015, o luso-americano Domingos Santos, um advogado de Phoenix filho de emigrantes portugueses com actuação no sector imobiliário.

Viria, contudo, mais tarde, a ser substituído por Rui Pereira, que hoje detém o cargo.

Pereira, aliás, é uma conhecida figura da comunidade portuguesa de Wickenburg e também pertence à direcção do PAHCA, onde é relações públicas.

À parte isso, Pereira entra para a história da presença lusa no Arizona como o primeiro português eleito para um cargo político por força do voto popular, dado ter sido Presidente da Câmara de Wickenburg – uma cidade com cerca de 10 mil habitantes que abrange dois condados, Maricopa e Yavapai.

Natural de Esposende, o minhoto Rui Pereira emigrou para Massachusetts na década de 80, mudando-se depois para o sudoeste americano; foi ‘mayor’ de 2019 a 2014, num feito eleitoral extraordinário num estado onde os portugueses ainda não gozam de peso numérico.

PORTUGUESE-AMERICAN HERITAGE CLUB OF ARIZONA (PortAZ)

Direcção 2025

Presidente: Miguel Labrego

Vice -Presidente: Mário Abrantes

Tesoureiro: Kris Manghera

Secretária: Kaylee Ferreira

Comunicações: Joe Ferreira

Relações Públicas: Rui Pereira

Directora de eventos: Liz D’Anna

Directora em Tucson: Trina Shartsis

Contactos:

Email: [email protected]

https://www.portugueseinaz.com