COMUNIDADE PORTUGUESA DE ELIZABETH VAI TER MONUMENTO EM FRENTE AO EDIFÍCIO DA CÂMARA MUNICIPAL

Por HENRIQUE MANO | Elizabeth, NJ

Está em fase embrionária um importante projecto de construção de um monumento representativo da comunidade portuguesa de Elizabeth, no estado de New Jersey. O monumento deverá ser erguido num terreno municipal de 10 X 10 pés, numa zona nobre da cidade – o ‘Freedom Trail Park’, entre o edifício da Câmara e o Elizabeth High School.

Segundo avançou o vereador-geral Manny Grova, Jr. ao jornal LUSO-AMERICANO, a concessão do terreno, aprovada pelo ‘mayor’ Chris Bollwage e (“por unanimidade”) pelo Conselho Municipal, surge em resposta a uma petição feita em conjunto pela Igreja Nossa Senhora de Fátima e pelo PISC (Portuguese Instructive Social Club).

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Manny Grova, Jr., Maria Carvalho e Luis Frech no Freedom Trail Park, em Elizabeth, NJ – onde vai ser instalado um monumento à comunidade portuguesa das região

“Hoje anunciamos à comunidade portuguesa que o pedido para a atribuição do terreno foi aprovado”, sublinha o vereador-geral Manny Grova, Jr. “O importante passo seguinte, agora, é a formação de uma comissão de construção do monumento, que irá incluir três membros da igreja, do PISC e do Portugal Day Committee – pelo que apelamos ao envolvimento de todos para começarmos a trocar ideias, delinear estratégias e marcar prazos-limite”.

Os três elementos que actualmente já integram a comissão (Manny Grova, Jr., comissária Maria Carvalho e o arquitecto e designer Luis Frech) esperam ver “nos próximos 12 meses o projecto em fase já muito adiantada”.

Elizabeth, no condado de Union, é a 4.ª maior cidade do estado de New Jersey, com cerca de 125 mil habitantes (o que faz dela a 210.ª urbe mais populosa do país). A presença portuguesa em Elizabeth recua a mais de um século, sendo o PISC a segunda associação na região metropolitana de Nova Iorque/New Jersey a ter chegado à marca dos 100 anos.

A região conta ainda com uma representatividade política de peso, com um vereador-geral eleito, três comissárias no Comité Escolar e um comissário do condado.

“Gostávamos muito de contar com o apoio da comunidade para a realização deste projecto”, refere a comissária Maria Carvalho, falando ao jornal LA. “A figura que irá fazer parte do monumento deverá estar ligada aos ideais de liberdade e democracia associados ao nosso país, sendo esse o ponto temático do Freedom Trail Park, onde ficará instalado. Teremos de pensar nisso muito bem e lembrarmo-nos de que ficará ali um monumento para as gerações futuras, um monumento que irá traduzir o que somos como povo aos americanos e outros grupos étnicos”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Manny Grova, Jr., Maria Carvalho e Luis Frech no Freedom Trail Park, em Elizabeth, NJ – onde vai ser instalado um monumento à comunidade portuguesa das região

A manutenção do monumento, que poderá vir a custar “no mínimo 100 mil dólares”, palpita Manny Grova, Jr., será responsabilidade da comunidade portuguesa.

No Freedom Trail Park estão já representadas as comunidades cubana, uruguaia e afro-americana e acontecimentos históricos como a Guerra de Independência da América e o lançamento para o espaço do vaivém Challenger, da NASA, com a 1.ª professora astronauta.

Para mais informações ou partilha de ideias, é favor contactar Manny Grova, Jr. pelo email: [email protected] .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *