CONFIRMADOS TRÊS RANCHOS NA EDIÇÃO DE 2021 DA GRANDE FESTA DE N.ª SR.ª DE FÁTIMA EM LUDLOW, MA

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

A edição de 2021 da grande festa de Nossa Senhora de Fátima em Ludlow, no estado de Massachusetts, conta com três formações folclóricas na sua programação. A informação foi adiantada ao jornal LUSO-AMERICANO por David Costa, da comissão organizadora.

O evento, tal como já qui foi noticiado, decorrerá este ano de 2 a 6 de Setembro, com as actuações de folclore a acontecerem dia 5 de Setembro à tarde, domingo – a anteceder a muito aguardada procissão de velas.

A igreja Nossa Senhora de Fátima em Ludlow, no estado de Massachusetts

Os ranchos confirmados representam três estados da costa leste: Nova Iorque, New Jersey e Rhode Island; marcarão presença o Rancho Folclórico ‘Juventude de Portugal’, do Mineola Portuguese Center (Long Island, NY); o Rancho Folclórico ‘Sonhos de Portugal’, da Associação Cultural Portuguesa de Kearny, NJ e o Rancho Folclórico do Clube Social Português de Pawtucket, RI.

De acordo com David Costa, o encontro de concertinas que nos últimos anos levou dezenas de tocadores à festa a acontecer, será de forma espontânea.

Elementos do r. F. ‘Juventude de Portugal’, de Mineola, NY

“A nossa ida a Ludlow representa no fundo uma esperança de que a vida está a voltar à normalidade”, afirma Tony da Silva, ensaiador e presidente do ‘Juventude de Portugal’, de Mineola, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Estamos muito agradecidos à comissão de festas pelo convite. O convívio com outros ranchos, de que temos tantas saudades, é algo que certamente nos irá alegrar bastante.”

O rancho nova-iorquino, que esteve na festa pela última vez há cerca de 14 anos, espera levar um autocarro a Ludlow para a edição deste ano; criado em 1985, é das mais antigas formações do género no ‘Estado Império’ ainda no activo.

O Rancho Folclórico do Clube Social Português de Pawtucket, RI

A festa de Ludlow este ano está a ser aguardada com muita ansiedade uma vez que, devido à situação de pandemia, não teve lugar em 2020. Regra geral, mobiliza milhares de pessoas durante os dias em que decorre.