CONGRESSISTA REPUBLICANO DE ORIGEM PORTUGUESA VOTOU A FAVOR DA DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE TRUMP

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O congressista luso-americano David Gonçalves Valadão, de 43 anos, é um dos dez membros da Câmara dos Representantes ligado ao partido republicano que votou a favor da destituição (‘impeachment’) do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Valadão, que é filho de emigrantes portugueses da ilha Terceira que se radicaram na Califórnia, entra assim para a ala moderada do GOP, juntando o seu voto a um acto histórico que assinala a primeira vez em que o Congresso destitui o mesmo presidente duas vezes – desta feita por incitação à violência.

Valadão representa o Distrito Eleitoral 21 e tinha perdido as eleições em 2018, acabando por se recandidata em Novembro passado e reconquistar o assento legislativo

“O Presidente Trump foi, sem dúvida, uma força motriz nos acontecimentos catastróficos ocorridos a 6 de Janeiro, ao encorajar massas de manifestantes a incitarem à violência contra (…) a nossa democracia representativa como um todo”, escreveu o congressista na sua conta no Facebook, criticando, contudo, também a ‘speaker’ Nancy Pelosi por ter transformado “o que deveria ter sido uma investigação aprofundada numa acrobacia política apressada”. 

“Com base nos factos, tenho de ir com o meu instinto e votar com a minha consciência”, acrescenta. “A sua retórica incitante era anti-americana, abominável e uma ofensa imperdoável. É hora de colocar o país acima dos interesses políticos”.

Dos 4 congressistas luso-americanos, votaram igualmente a favor da destituição os democratas Jim Costa (Califórnia) e Lori Loureiro Trahan (Massachusetts); o único que se mostrou ao lado do presidente Trump é o republicano Devin Nunes, da Califórnia.

Valadão representa o Distrito Eleitoral 21 e tinha perdido as eleições em 2018, acabando por se recandidata em Novembro passado e reconquistar o assento legislativo.